Empresária criou a empresa varejista junto com seu marido Pelegrino Donato, em 1957; atualmente, a sobrinha que comanda o grupo
Franca amanheceu de luto com a notícia do falecimento da empresária Luísa Donato Trajano, fundadora da Magazine Luísa. Aos 97 anos, a matriarca da empresa faleceu na madrugada desta quarta-feira.
Vida e legado de Luísa Donato Trajano
Nascida em Cristais Paulista, Luísa se mudou para Franca ainda jovem em busca de novas oportunidades. Iniciou sua trajetória como vendedora, abrindo posteriormente a loja Acristaleira. Anos mais tarde, a empresa se transformou na conhecida Magazine Luísa, instalada no mesmo local da primeira loja, na Rua Monsenhor Rosa. Casada com Caixiro Viajante Pellegrino José Donato (também falecido), Luísa não teve filhos. No início da década de 90, escolheu sua sobrinha, Luísa Helena Trajano, como sucessora nos negócios. Apesar da semelhança nos nomes, a fundadora era carinhosamente conhecida como ‘Tia Luísa’ pelos colaboradores e familiares, diferenciando-a da atual presidente da empresa.
Velório e sepultamento
O velório de Luísa Donato Trajano será realizado no São Vicente de Paulo, na Rua Frederico Sanna, das 10h às 16h desta quarta-feira. O sepultamento ocorrerá posteriormente no Cemitério da Saudade, localizado na Rua Simão Calheiro, 1540.
Leia também
Funcionamento das lojas Magazine Luísa
Com mais de 33 mil funcionários em todo o Brasil, a Magazine Luísa divulgou que as lojas de Franca permanecerão fechadas hoje em sinal de luto. As demais unidades devem abrir normalmente, prestando homenagens à sua fundadora. A empresa ainda não se manifestou oficialmente sobre o ocorrido.
A morte de Luísa Donato Trajano representa uma grande perda para Franca e para o comércio brasileiro. Seu legado de empreendedorismo e dedicação à família permanece como inspiração para gerações futuras.



