Comparativo é com o mesmo período de 2020; segunda causa que mais teve aumento foi a de atropelamento de pedestres
A insegurança no trânsito de Ribeirão Preto é um problema crescente, com o aumento do número de veículos e a imprudência dos condutores contribuindo para acidentes graves e vítimas fatais.
Mortes de Motociclistas em Alta
Dados do Infosig apontam um aumento de 25% no número de mortes de motociclistas em Ribeirão Preto entre janeiro e outubro, comparado ao mesmo período do ano passado: 44 óbitos em 2023 contra 35 em 2022. O crescimento da frota de motos e a imprudência no trânsito são fatores determinantes para esse cenário alarmante.
Imprudência e Imperícia: Fatores Preponderantes
Celso de Castro, instrutor de trânsito do Sest Senat, destaca a imprudência e a imperícia como principais causas de acidentes graves. A combinação da falta de habilidade na condução de veículos com o desrespeito às regras de trânsito resulta em colisões e vítimas fatais. O aumento da frota de motos em 3 mil unidades em Ribeirão Preto, segundo o Detran, agrava ainda mais a situação.
Leia também
A Pressão por Entregas e o Risco
O aumento do número de entregadores por aplicativo contribui para o problema. A pressão por entregas rápidas e o sistema de remuneração por corrida incentivam comportamentos de risco, com muitos profissionais desrespeitando as regras de trânsito em busca de maior lucratividade.
Em resumo, a combinação de aumento da frota, imprudência dos condutores, e a pressão sobre os entregadores por aplicativo contribuem para o aumento de acidentes graves em Ribeirão Preto. A conscientização, o respeito às leis de trânsito e a adoção de uma direção defensiva são cruciais para reduzir os índices de acidentes e salvar vidas. Com o alerta para chuva e pistas escorregadias, redobre a atenção ao dirigir.



