CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mostra itinerante apresenta Museu da Língua Portuguesa em Ribeirão

Diretor de museu Antônio Carlos Sartini conversou com a CBN Ribeirão
Museu da Língua Portuguesa
Diretor de museu Antônio Carlos Sartini conversou com a CBN Ribeirão

Diretor de museu Antônio Carlos Sartini conversou com a CBN Ribeirão

A exposição itinerante “Estação da Língua”, uma iniciativa do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, está em exibição no Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP) e na Praça Carlos Gomes até o dia 16 de fevereiro. A mostra busca levar um pouco do acervo e da experiência do museu paulistano para outras cidades do estado.

Uma Imersão na Língua Portuguesa

Segundo Antônio Carlos Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa, a exposição oferece um panorama geral do museu, reproduzindo áreas expositivas encontradas na estação da Luz, em São Paulo. Os visitantes poderão explorar vídeos, uma linha do tempo com a história da língua portuguesa, a origem e o significado de palavras, incluindo aquelas com raízes nas línguas indígenas, africanas e dos imigrantes que contribuíram para a formação do Brasil. A mostra também aborda as descobertas portuguesas e a importância da língua portuguesa na construção da identidade cultural brasileira.

Tecnologia e Interatividade

Um dos destaques do Museu da Língua Portuguesa é a forma interativa e tecnológica com que apresenta seu acervo. A exposição itinerante não foge a essa característica, utilizando recursos tecnológicos para proporcionar uma experiência imersiva e envolvente. Os visitantes podem explorar as informações e descobrir mais sobre a língua portuguesa de forma autônoma e dinâmica.

Roteiro da Exposição

Antes de chegar a Ribeirão Preto, a exposição “Estação da Língua” já passou por Santos, Registro, Sorocaba e Campinas, atraindo mais de 35 mil visitantes. Após Ribeirão Preto, a mostra seguirá para São José do Rio Preto e São Bernardo do Campo, encerrando sua itinerância em maio. A ideia de levar o museu para outras cidades surgiu do desejo de aproximar o acervo e os conteúdos do Museu da Língua Portuguesa da população paulista.

A exposição na Praça Carlos Gomes conta com uma instalação especial, com containers que simulam a “Praça da Língua”, onde são projetados poemas e trechos de obras de Carlos Drummond de Andrade, Arnaldo Antunes e Fernando Pessoa, declamados por atores como Paulo Betti, Julia Lemmertz e Débora Evelyn. A entrada é gratuita, e a visitação no MARP (Rua Barão do Amazonas, 323, Centro) acontece de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.