Condutores afirmam que o tempo longo do sinal vermelho tem causado congestionamento; fila de carros foi grande nesta manhã (8)
Novos corredores de ônibus em Ribeirão Preto causam congestionamentos
Semáforos recém-instalados geram reclamações
A inauguração dos novos corredores de ônibus em Ribeirão Preto, que compreendem trechos das avenidas Pascoa, Neck, Meira, Junha e Independência, trouxe consigo uma série de reclamações por parte dos motoristas. A principal queixa é em relação ao tempo de funcionamento dos semáforos, que, segundo os motoristas, permanecem fechados por períodos muito mais longos do que abertos, causando congestionamentos significativos.
Avenida 3 de Maio: Trânsito lento no horário de pico
A situação é particularmente crítica na Avenida 3 de Maio, principalmente no sentido Capitão Salomão. No horário de pico, o trânsito chega a ficar completamente parado, com filas extensas de veículos. Um ouvinte, o professor Eduardo Suárez, relatou o intenso congestionamento às 7h30 da manhã, descrevendo uma fila gigantesca de carros e motos na região da Praça da Bíblia. A lentidão se estende desde o cruzamento com a Rua Iguapi até o novo balão na rotatória, onde sete semáforos recém-instalados parecem estar mal sincronizados.
Leia também
Possíveis causas e soluções
Segundo um engenheiro especialista em trânsito, Fernando Velázquez, a programação dos semáforos pode ser feita de diferentes formas: isolada ou em rede. Semáforos isolados operam independentemente, com tempos fixos de ciclo (verde, amarelo e vermelho), enquanto semáforos em rede são coordenados para criar uma “onda verde”. A falta de sincronia entre os semáforos na Avenida 3 de Maio e na Praça da Bíblia pode estar relacionada a uma programação inadequada, que não leva em consideração o volume de tráfego em cada via. Velázquez destaca que é necessário checar os volumes de tráfego para ajustar os tempos de sinalização de forma proporcional e adequada. Embora problemas de sincronização sejam comuns logo após a instalação de novos semáforos, a prefeitura de Ribeirão Preto deverá avaliar a situação e tomar providências para melhorar o fluxo de veículos. Motoristas que trafegam pela Avenida 3 de Maio, sentido Capitão Salomão, e pela região da Praça da Bíblia devem ter paciência, principalmente nos horários de pico.
A Transerp acompanhará o desempenho da nova sinalização e fará readequações conforme necessário. Entretanto, relatos de motoristas indicam problemas de coordenação entre os semáforos em diferentes pontos, como na Avenida Pasqual Innequimogiana, onde o fechamento de um semáforo coincide com a abertura de outro, piorando a situação, principalmente em casos de emergência com bombeiros e resgates.



