Só na noite de quinta-feira foram dois casos na cidade; uma das vítimas reagiu e evitou o roubo
Desde que aplicativos de transporte como Uber e 99Pop começaram a operar em Ribeirão Preto, dezenas de motoristas foram vítimas de assaltos. Os criminosos usam perfis falsos para solicitar corridas e, durante o trajeto, anunciam o roubo.
Assaltos recentes e relatos de motoristas
Na noite de ontem, dois casos foram registrados próximos à Rua Javarino, no Jardim Jandaia. Em um deles, três rapazes roubaram o carro e pertences do motorista após imobilizá-lo e agredi-lo. No segundo caso, dois jovens anunciaram o assalto próximo à Rua Javarí. Um motorista reagiu ao perceber que a dupla estava desarmada, conseguindo recuperar seu veículo e pertences. Ele relatou a dificuldade de recusar corridas por meio do aplicativo, o que o obriga a atender chamados em áreas de risco.
Falta de segurança e medidas preventivas
Edney Carvalho de Souza, motorista da Uber desde 2016, já foi assaltado e critica a falta de suporte da empresa e a ineficiência do sistema de cadastro, que permite a criação de perfis falsos. Ele destaca a ausência de segurança por parte das plataformas e a necessidade de aprimoramento nos mecanismos de verificação. O especialista em segurança pública, Guelph Pescuma Junior, reforça a dificuldade em combater esse tipo de crime e a importância de mecanismos que impeçam o cadastro de pessoas com intenções criminosas. Ele também aponta a impunidade como fator que contribui para o aumento da criminalidade em determinadas regiões.
Leia também
Resposta das empresas e ações da polícia
A 99Pop se solidarizou com as vítimas e afirmou contar com um sistema focado em prevenção por meio de tecnologias. A Uber não se pronunciou até o fechamento desta reportagem. A Polícia Militar informou que realiza policiamento preventivo em áreas com maior incidência de crimes e reforça a importância do registro de ocorrências. A PM também está em contato com as empresas para buscar soluções e orienta a não reagir em casos de assalto, entrando em contato imediatamente pelo 190.



