CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Motoristas de vans protestam contra o Detran por emissão de documento

Profissionais alegam que há um erro no sistema do Departamento que impede o trabalho de 30 condutores
protesto Detran motoristas vans
Profissionais alegam que há um erro no sistema do Departamento que impede o trabalho de 30 condutores

Profissionais alegam que há um erro no sistema do Departamento que impede o trabalho de 30 condutores

Motoristas de vans escolares de Ribeirão Preto realizaram protesto na manhã desta quarta-feira (22/11) em frente à Secretaria de Infraestrutura, localizada no Jardim Paulistano. A manifestação ocorreu devido a problemas no sistema do DETRAN-SP que está classificando vans como irregulares, mesmo com a documentação completa.

Situação dos Motoristas

Segundo Valmir Pereira Guedes, diretor presidente da Associação de Transporte Escolar de Ribeirão Preto, cerca de 30 motoristas na cidade estão sendo prejudicados, de um total de 205 vans legalizadas. O problema afeta aproximadamente mil condutores em todo o estado de São Paulo. A questão central é a falta de atualização do curso de transporte escolar no prontuário do DETRAN, apesar de constar no aplicativo da CNH. Os motoristas alegam ter realizado o curso, que é pago, e cumprido todos os requisitos exigidos.

Impactos e Prejuízos

A partir de 23 de novembro, as vans que não apresentarem a atualização no sistema serão reprovadas na vistoria e impedidas de trabalhar. Isso afeta motoristas com até 30 anos de experiência, gerando prejuízos financeiros e colocando em risco o transporte escolar de centenas de crianças. A falta de comunicação do DETRAN com a Secretaria de Infraestrutura de Ribeirão Preto agrava a situação, impossibilitando a liberação das vans para o trabalho. Há ainda o risco de motoristas trabalharem sem autorização, sujeitos a multas e apreensão de veículos.

Pedido de Manifestação e Próximos Passos

Os motoristas aguardam um posicionamento oficial do DETRAN-SP sobre a regularização do sistema e a resolução do problema. A associação afirma que o DETRAN reconhece o erro no sistema, mas ainda não apresentou uma solução definitiva. A manifestação serviu para pressionar o poder público municipal e estadual a buscar uma solução imediata para garantir o trabalho dos motoristas e o transporte escolar das crianças.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.