Trabalhadores da viação São José alegam atraso nos salários; empresa alega dificuldade financeira com a pandemia
Motoristas de ônibus de Franca protestam por salários atrasados
Salários atrasados e paralisação dos transportes
Na manhã de hoje, motoristas de ônibus da empresa São José, em Franca, realizaram um protesto devido ao atraso de um mês em seus salários. Os 273 funcionários da empresa participaram da manifestação, que começou no terminal Eston-sena, seguiu até a Câmara Municipal, passou pela prefeitura e retornou ao centro da cidade.
Impacto da pandemia e redução de passageiros
Segundo o sindicato dos motoristas, os 26 ônibus utilizados no protesto já estavam fora de circulação desde a redução do acesso de passageiros imposta pela prefeitura em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A empresa São José atribui o atraso salarial à diminuição de 81% no número de passageiros, passando de 51 mil para 11 mil pessoas. A frota opera atualmente com apenas 40% da capacidade normal.
Ações da empresa e pedido de auxílio
A empresa São José afirma ter solicitado um aporte financeiro à prefeitura de Franca, mas ainda não obteve resposta. Na última sexta-feira, como medida de contenção, a empresa foi obrigada a demitir 51 funcionários.
A situação demonstra os desafios enfrentados pelo setor de transporte público durante a pandemia, com a queda significativa no número de passageiros impactando diretamente na receita das empresas e afetando diretamente os salários dos trabalhadores.



