CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Motoristas do Uber fazem protesto contra regulamentação do serviço

'Buzinaço' reuniu cerca de 150 veículos que saíram em carreata pelas ruas de Ribeirão Preto
regulamentação Uber
'Buzinaço' reuniu cerca de 150 veículos que saíram em carreata pelas ruas de Ribeirão Preto

‘Buzinaço’ reuniu cerca de 150 veículos que saíram em carreata pelas ruas de Ribeirão Preto

Motoristas de aplicativo realizam protesto em Ribeirão Preto contra projeto de lei

Manifestação na Câmara Municipal

Cerca de 150 motoristas do Uber realizaram uma manifestação em Ribeirão Preto na manhã desta segunda-feira (dia não informado no texto original) contra o projeto de lei em tramitação no Senado que regulamenta a atividade de transporte individual de passageiros por aplicativos. A concentração ocorreu no Estádio Santa Cruz, e por volta das 10h30, os motoristas seguiram em carreata até a Câmara Municipal, onde realizaram um buzinaço. Alguns motoristas permaneceram na Câmara e foram recebidos por vereadores. A votação do projeto está prevista para esta terça-feira (dia não informado no texto original).

Pontos polêmicos do projeto de lei

O projeto de lei prevê vistorias periódicas dos veículos, diminuição da remuneração dos condutores, utilização de placas vermelhas (acarretando em cobrança de impostos), e a obrigatoriedade de os motoristas serem proprietários dos carros. Taxistas defendem o projeto, alegando concorrência desleal, enquanto motoristas de aplicativos afirmam que a proposta inviabilizará o trabalho. Agnaldo Mariano, motorista do Uber, explicou que o objetivo do protesto é sensibilizar os vereadores sobre a questão, considerando os 17 milhões de usuários no Brasil que utilizam o aplicativo e os 495 milhões pagos pela Uber em impostos desde 2017.

Novos protestos e impacto na cidade

José Batista Neto, outro motorista, anunciou um novo protesto para amanhã (dia não informado no texto original), durante a sessão ordinária da Câmara de Ribeirão Preto, a partir das 19h. O objetivo é reunir motoristas, usuários e pressionar contra a aprovação do projeto. Os motoristas argumentam que já pagam impostos e que o projeto impõe burocracia excessiva, como a exigência da placa vermelha mesmo que o veículo não seja de propriedade do condutor. Ribeirão Preto conta com cerca de 2 mil motoristas de Uber ativos. O protesto ocorreu em diversas cidades do país, com paralisação do serviço na manhã de segunda-feira. Caso aprovado, o projeto obrigará os municípios a regulamentar e fiscalizar o serviço.

A reportagem é de Felipe Mello para CBN Ribeirão.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.