Obras na rede de esgodo na Alameda Botafogo fecha vias na região; ônibus ganham faixa exclusiva
Nesta terça-feira, o trânsito em Ribeirão Preto ficou complicado devido às obras de duplicação da rede de esgoto na região central da cidade. As obras, que estão avançando pela Avenida Gerônimo Gonçalves e Rua Guatapará, próximo ao cruzamento com a Alameda Bota Fogo, causaram interdições e desvios no fluxo de veículos.
Impactos no Trânsito
A situação afetou motoristas e passageiros do transporte coletivo. Motoristas de veículos particulares enfrentaram congestionamentos de até 20 minutos, principalmente nos horários de pico (7h às 8h). O transporte coletivo também sofreu atrasos, embora os ônibus tenham faixas exclusivas para evitar maiores problemas. Motoristas tiveram que buscar rotas alternativas, causando ainda mais congestionamento em outras vias. A Alameda Bota Fogo, normalmente utilizada como rota alternativa, também ficou congestionada devido ao grande fluxo de veículos e ônibus de grande porte que utilizam o terminal rodoviário próximo ao local.
Desorganização e Reclamações
Motoristas reclamaram da atuação dos agentes de trânsito, alegando falta de orientação e prioridade na aplicação de multas a motoristas infratores em vez de auxiliar no fluxo do trânsito. A presença de agentes foi relatada, mas insuficiente para controlar o caos em todos os pontos de interdição. A falta de agentes de trânsito em pontos estratégicos obrigou muitos motoristas a se guiarem apenas pelas placas de sinalização. Um ouvinte relatou ter passado mais de 15 minutos parado no trânsito.
Projeções e Soluções
A Transherp, responsável pela obra, informou que equipes de agentes de trânsito estão trabalhando na região desde o início da manhã, atuando nas ruas Elpidio Gomes, Alameda Bota Fogo, Avenida do Café e Rua Guatapará. A previsão é que a interdição entre a Avenida Gerônimo Gonçalves e a Alameda Bota Fogo seja temporária, com o objetivo de liberar uma faixa para ônibus em breve, e que as obras avancem posteriormente para a Rua Guatapará. A empresa espera que, com a conclusão desta etapa, o fluxo de veículos na Alameda Bota Fogo volte ao normal, facilitando o acesso ao centro da cidade para motoristas que vêm de bairros como Vila Virgínia e Vila Tibério. Enquanto isso, recomenda-se que motoristas busquem rotas alternativas para evitar a região.



