Medida começa a valer na segunda-feira (11); faixa exclusiva fica entre a Eliseu Guilherme e a José Cesário Monteiro da Silva
Ribeirão Preto inaugura novos corredores exclusivos para ônibus, com multas para infratores.
Fiscalização em novos corredores
A partir de hoje, motoristas em Ribeirão Preto precisam ficar atentos a um novo corredor de ônibus na Avenida Presidente Vargas, entre a Rua Grizelda Guilherme e a Avenida José Cesar Monteiro da Silva. A fiscalização já está em vigor e prevê multas para quem transitar irregularmente pela via. Além desta, outros corredores já existentes na cidade também estão sob fiscalização, localizados na Avenida João Penteado, na região central (Viscondinha Auma e Américo Brasileense) e na Avenida Independência.
Veículos permitidos e exceções
Além dos ônibus, apenas veículos oficiais (ambulâncias e bombeiros) e táxis devidamente regularizados na Transerp estão autorizados a transitar pelos corredores exclusivos. Motoristas de aplicativos, por não possuírem cadastro específico, estão sujeitos à multa. A fiscalização ocorre em quatro locais: Avenida Presidente Vargas (novo corredor), Avenida João Penteado, região central (Viscondinha Auma e Américo Brasileense) e Avenida Independência. A Avenida Dom Pedro ainda não conta com fiscalização.
Leia também
Projeto de lei para vans escolares
Um projeto de lei em tramitação na Câmara de Ribeirão Preto propõe incluir vans e ônibus escolares no uso dos corredores exclusivos. O projeto, de autoria do vereador Maurício Gasparin, busca agilizar o transporte escolar. A proposta aguarda análise das comissões permanentes da Câmara para verificar sua constitucionalidade antes de ir à votação. Ainda não há data prevista para a votação. A ampliação dos corredores e a inclusão de novos veículos demandarão novas regulamentações e ajustes na legislação.
A multa por infringir as regras dos corredores de ônibus é alta e inclui pontos na carteira de habilitação. A fiscalização segue o Código Brasileiro de Trânsito, que permite a restrição do tráfego em vias específicas para garantir a fluidez do transporte coletivo. Motoristas devem estar atentos às novas regras para evitar multas.