Detectores foram instalados nas praças da região; limite é de 40 km/h
Motoristas que utilizam o sistema de tag eletrônica nas praças de pedágio da Entrevias terão que redobrar a atenção. A partir de 29 de maio, a velocidade máxima permitida nas pistas automáticas será de 40 km/h, com fiscalização eletrônica e aplicação de multas para quem exceder o limite.
Novas Regras e Fiscalização
De acordo com o gestor de segurança viária da Entrevias, Fábio Ortega, sensores homologados pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) monitorarão a velocidade dos veículos. Anteriormente, não havia fiscalização nestas pistas, o que gerava abusos. Agora, o descumprimento da velocidade acarretará em multas, seguindo as regras do Código Brasileiro de Trânsito. A margem de tolerância é de até 7 km/h para veículos com velocidade de até 100 km/h.
Valores das Multas
As penalidades variam de acordo com o percentual de excesso de velocidade: entre 20% e 50% acima do limite, a multa é de R$ 195,00 e 5 pontos na carteira; acima de 50%, a multa chega a R$ 880,00 e 7 pontos na carteira. A praça de pedágio de Salis Oliveira ainda não está inclusa na nova medida, aguardando homologação.
Leia também
Segurança e Orientação
A Entrevias justifica a medida como forma de garantir a segurança dos motoristas, prevenindo acidentes causados por excesso de velocidade. A concessionária orienta os motoristas a respeitarem o limite de velocidade, manterem distância segura de outros veículos (pelo menos 30 metros) e a utilizarem as pistas automáticas somente com o tag instalado. A fiscalização será realizada pelo poder público, por meio do DER, e a medida deverá ser estendida para outras concessionárias da região em breve. Atualmente, a conscientização é feita por meio de panfletos e painéis informativos ao longo das rodovias.



