Movimento pós-Black Friday é tranquilo no calçadão e lojistas já se preparam para vendas de Natal
O movimento no calçadão de Ribeirão Preto nesta segunda-feira pós-Black Friday revela um cenário de preparação para as vendas de Natal. Lojistas aproveitam o momento para renovar fachadas e repor estoques, com novas coleções de calçados, roupas e perfumaria chegando para atrair os consumidores.
Balanço da Black Friday e Expectativas para o Natal
Apesar da timidez de alguns comerciantes em conceder entrevistas, foi possível conversar com Graciela Simionato, gerente de uma loja de roupas. Ela compartilhou que, embora a primeira semana de novembro tenha apresentado uma queda, as semanas seguintes trouxeram um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. A expectativa para o Natal é ainda mais otimista, com um crescimento projetado de 13% acima do alcançado no ano passado, impulsionado pela injeção do 13º salário na economia.
O Destino do 13º Salário
Questionada sobre o uso do 13º salário, Graciela confessou que costuma deixar as compras para a última hora e que pretende utilizar o abono para adquirir presentes de Natal. A gerente ainda brincou sobre a alta demanda por presentes este ano. O repórter também compartilhou que já adiantou algumas compras de Natal aproveitando os descontos da Black Friday, mas que pretende guardar parte do 13º para as despesas do início do ano.
Leia também
Prioridades dos Consumidores
A pesquisa revelou que a maioria das pessoas entrevistadas no calçadão planeja poupar parte do 13º salário ou utilizá-lo para quitar dívidas no início de 2026. Apenas uma pequena parcela pretende usar o dinheiro para viajar.
O cenário aponta para um final de ano promissor para o comércio local, com a esperança de que o 13º salário impulsione as vendas e ajude os consumidores a realizar seus desejos de Natal.



