Nesta semana, a ex-prefeita Darcy Vera e mais cinco réus foram condenados no processo dos honorários
A Operação Cevandígia, deflagrada há dois anos em Ribeirão Preto, resultou em diversos processos judiciais que investigam crimes de corrupção e organização criminosa. Nesta semana, seis réus foram condenados em um dos processos, mas outros ainda aguardam julgamento.
Processo da Codep: Apadrinhamentos Políticos e Impasse Judicial
Um dos processos mais complexos envolve 21 réus, acusados de organização criminosa, fraude em licitações e corrupção, relacionados a apadrinhamentos políticos na Codep. O caso está parado no Superior Tribunal de Justiça devido a um pedido da defesa de um ex-secretário, que argumenta que a competência seria da Justiça Federal por envolver verbas federais.
Outros Processos em Andamento
Além do caso da Codep, outros processos da Operação Cevandígia aguardam julgamento. Um deles investiga fraudes em licitações do Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto), com nove réus acusados de crimes como fraude, corrupção e peculato. O promotor Leonardo Romanelli espera que todos os processos sejam julgados até o fim do ano.
Leia também
Situação Atual e Próximos Passos
O Ministério Público já apresentou suas alegações finais em diversos processos, aguardando atrásra a defesa dos acusados. A expectativa é que os casos da Codep e do Daerp sejam concluídos em breve. Ao todo, a Operação Cevandígia envolve 45 réus e mais de 60 mil páginas de processos. Até o momento, 20 milhões de reais foram bloqueados para ressarcimento aos cofres municipais. Novos processos, incluindo investigações de lavagem de dinheiro e fraudes em compras para escolas municipais, também fazem parte da operação.



