Sem aulas há 84 dias, alunos de Ribeirão não têm previsão de retorno;
Em Ribeirão Preto, alunos estão sem aulas presenciais há 84 dias, desde 23 de março, sem previsão de retorno. A Secretaria da Educação afirma acompanhar a situação da pandemia na cidade e seguir as orientações dos órgãos de saúde, mas não divulgou uma data para a volta às aulas.
Ensino Remoto e Material Impresso
Enquanto as aulas presenciais estão suspensas, a Secretaria da Educação afirma oferecer conteúdo diariamente aos alunos por meio de grupos de Whatsapp e material impresso para aqueles sem acesso à internet. No entanto, a eficácia dessas medidas é questionada, com relatos de alunos sem acesso à tecnologia ou que não acompanham as atividades remotas.
Ministério Público Cobra Plano de Retomada
O Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Educação (Gaede), instaurou procedimento para acompanhar a situação e cobrar da Prefeitura um plano de retomada das atividades escolares. O plano deve incluir diretrizes sobre saúde e higienização dos ambientes escolares e dos alunos, professores e funcionários, além de propostas para reorganizar o calendário e o conteúdo programático.
Leia também
- Secretaria de Educação de Franca suspende atividades em creches por conta de casos de mão-pé-boca
- Suspensão das atividades usina santa elisa: Usina Santa Elisa tem atividades suspensas e ao menos 1.200 funcionários são impactados
- Atividades gratuitas nas bibliotecas municipais: Bibliotecas de Sertãozinho tem programação recheada para as férias escolares de julho
Preocupações com o Futuro Acadêmico
A falta de um plano concreto preocupa pais e educadores. A ausência prolongada de aulas presenciais impacta negativamente o aprendizado de muitos alunos, especialmente aqueles sem acesso adequado à tecnologia ou com dificuldades em acompanhar as atividades remotas. A cobrança por um plano de retomada visa garantir o direito à educação e minimizar os prejuízos causados pela suspensão das aulas presenciais.



