CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MP denuncia ex-prefeito de Guaíra por desvio de verba federal

Além de Sérgio de Melo, outras seis pessoas viraram réus em investigações sobre fraudes na merenda escolar
desvio de verba pública
Além de Sérgio de Melo, outras seis pessoas viraram réus em investigações sobre fraudes na merenda escolar

Além de Sérgio de Melo, outras seis pessoas viraram réus em investigações sobre fraudes na merenda escolar

Ex-prefeito de Guaira responde a processo na Justiça Federal por desvio de verbas da merenda escolar.

Fraude na compra de alimentos

O Ministério Público denunciou o ex-prefeito Sérgio de Mello e mais seis pessoas por fraude e desvio de verba federal destinada à compra de produtos para a merenda escolar. Entre os denunciados estão membros da associação contratada para o fornecimento da merenda e da comissão de licitações da prefeitura. Todos são acusados de falsidade ideológica, uso de documentos falsos e outras ilegalidades no processo de licitação.

Esquema de desvio de recursos

Investigações do Ministério Público Federal e da Polícia Civil revelaram um esquema de desvio de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em 2013, a prefeitura de Guaira recebeu R$ 400 mil do programa, que permite a compra de alimentos sem licitação, desde que adquiridos de produtores familiares locais. Contudo, a prefeitura contratou uma associação de Ribeirão Preto que utilizou indevidamente o nome de um sítio em Guaira, sem fornecer os alimentos listados. A associação apresentava uma lista falsa de agricultores familiares e comprava os alimentos de um atacadista, revendendo-os à prefeitura como se fossem de produtores locais. O caso de Luiz Antônio Marques, listado como grande fornecedor de laranjas, apesar de não possuir laranjeiras em seu sítio, ilustra a fraude.

Tentativas de contato sem sucesso

Representantes da associação de Ribeirão Preto não foram encontrados para comentar o caso. A reportagem também tentou contato com o ex-prefeito de Guaira, sem sucesso.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.