CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MP denuncia Isaac Antunes e outras seis pessoas por suspeita de crime eleitoral e associação criminosa

Para o Ministério Público, o vereador foi eleito com a ajuda de advogados que foram presos em Ribeirão Preto
crime eleitoral
Para o Ministério Público, o vereador foi eleito com a ajuda de advogados que foram presos em Ribeirão Preto

Para o Ministério Público, o vereador foi eleito com a ajuda de advogados que foram presos em Ribeirão Preto

O Ministério Público denunciou o vereador Isaac Antunes e mais seis pessoas por crimes eleitorais e associação criminosa. A investigação, que durou mais de um ano, aponta que Antunes teria se beneficiado de um esquema para ganhar as eleições de 2016.

Esquema de Fraude Eleitoral

Segundo a denúncia, advogados presos em Ribeirão Preto, suspeitos de um golpe que movimentou 100 milhões de reais, teriam usado cadastros de pessoas com o nome sujo para entrar com ações contra bancos e empresas. O Ministério Público acusa Antunes de repassar informações dessas vítimas para a quadrilha, obtendo vantagem eleitoral. Como prova, foram apresentados documentos, depoimentos e fotos de reuniões do projeto “Muda Ribeirão”, idealizado por Antunes, em bairros periféricos da cidade, onde pessoas preenchiam fichas de cadastro que, posteriormente, foram parar nas mãos dos advogados acusados.

Provas e Contradições

A denúncia inclui uma entrevista de 2018 concedida por Antunes à IPTV, onde ele negou conhecer os advogados. O Ministério Público contrapõe essa declaração com fotos de reuniões, conversas em aplicativos de mensagens entre Antunes e os advogados, e uma planilha encontrada no escritório dos advogados com o nome de Antunes mais de 1.400 vezes. A planilha, segundo os promotores, seria uma lista de pessoas recrutadas nos eventos do projeto “Muda Ribeirão”.

Denunciados e Defesas

Além de Antunes, foram denunciados seus assessores Xafix Calon e Luciana Maria Barnabé, o advogado Renato Buose (ex-assessor do vereador), e os advogados Renato Rosim Vidal, Gustavo Caroprezo e Klaus Lodoli. As defesas de Antunes, Luciana Barnabé, Renato Buose e Renato Rosim Vidal informaram à reportagem da IPTV que ainda não tiveram acesso à denúncia e aguardam notificação. A reportagem não conseguiu contato com as defesas de Klaus Lodoli, Gustavo Caroprezo e Xafix Calon.

A denúncia apresenta um caso complexo de suposta fraude eleitoral, com indícios de um esquema que teria envolvido o vereador e uma quadrilha especializada em golpes financeiros. O desfecho do processo judicial dependerá da análise das provas apresentadas pelo Ministério Público e da defesa dos acusados.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.