CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MP embarga desmonte da estrutura da Agrishow por riscos de queda

Segundo a Justiça, a organização do evento não respeitou normas de segurança
desmonte da Agrishow
Segundo a Justiça, a organização do evento não respeitou normas de segurança

Segundo a Justiça, a organização do evento não respeitou normas de segurança

A edição deste ano da AgriShow terminou, mas os estandes permanecem montados. Isso porque o Ministério Público do Trabalho (MPT) embargou a desmontagem, alegando irregularidades na montagem das estruturas.

Irregularidades na Montagem dos Estandes

De acordo com a procuradora Regina do Arte da Silva, um perito constatou diversas irregularidades durante a montagem, incluindo trabalho em altura em condições inseguras, como o uso de escadas inadequadas e improvisos, além da falta de treinamento dos trabalhadores. Essas condições, segundo o MPT, representavam um risco grave de acidentes.

Multa e Consequências

Os organizadores da feira – entre eles, Abmaq, Sociedade Rural Brasileira, Associação Nacional de Difusão de Adubos e Associação Brasileira do Agronegócio – foram notificados e receberão uma multa de R$ 20 mil por dia caso desobedeçam à ordem judicial. Além da multa, o descumprimento da ordem judicial pode acarretar outras consequências, inclusive na esfera criminal. A decisão judicial permanece em vigor até que os responsáveis comprovem a adoção de medidas de segurança adequadas.

Histórico de Irregularidades

Vale destacar que, em 2013, a mesma juíza, Dra. Franciélia Pissoli, já havia determinado, em ação popular, que a AgriShow cumprisse as normas de segurança para trabalho em altura. Cinco anos depois, o MPT constatou um cenário ainda mais grave, com trabalhadores expostos a riscos de acidentes com quedas, reforçando a necessidade de fiscalização e cumprimento das normas de segurança.

A decisão do MPT demonstra a importância da priorização da segurança dos trabalhadores em eventos de grande porte. A expectativa é que as medidas de segurança sejam implementadas rapidamente para que a ordem judicial seja cumprida e os estandes possam ser desmontados sem riscos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.