Operação é a realiza pela segunda vez no mês em Ribeirão, em conjunto com polícias Civil e Militar, GCM e Corpo de Bombeiros
Uma nova operação foi deflagrada em Ribeirão Preto com o objetivo de combater o furto e a receptação de fios de cobre, cabos de iluminação pública, telefonia e até mesmo de semáforos. A ação, liderada pelo Ministério Público em conjunto com as Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e órgãos municipais, visa desarticular o comércio ilegal desses materiais na cidade.
Foco da Operação e Primeiros Resultados
A operação se concentra em diversos pontos da cidade, com o objetivo de identificar e apreender materiais de origem duvidosa. Em um dos locais fiscalizados, foram encontrados radiadores, câmbio de um Citroen e fios da GVT, todos sem a devida documentação. A Guarda Municipal está averiguando a procedência desses materiais, inclusive junto à GVT, para determinar se houve autorização para a posse. Uma carcaça de veículo também foi localizada, o que pode indicar um caso de receptação.
Impacto nas Ocorrências e Medidas Preventivas
Segundo o gerente de transporte da Transerte, José Mauro de Araújo, a operação tem surtido efeito na redução de ocorrências de furto de cabos. Após a última ação, houve uma diminuição significativa nos casos. A Transerte mantém um funcionário em tempo integral para monitorar a operação e acionar a polícia em caso de interrupções, garantindo uma resposta rápida a possíveis furtos.
Leia também
Problemas Adicionais e a Ligação com o Tráfico de Drogas
Além do furto de materiais, a operação também identificou outras irregularidades, como ligações clandestinas de água e energia elétrica, além da falta de alvará de funcionamento em alguns estabelecimentos. As autoridades acreditam que o furto de cabos está diretamente ligado ao tráfico de drogas, já que os indivíduos que cometem esses crimes buscam vender os materiais para comprar entorpecentes, como o crack.
O promotor responsável pela operação criticou a ineficiência dos órgãos municipais no combate ao tráfico de drogas e na oferta de suporte e tratamento para os dependentes químicos. Ele ressaltou a importância de um trabalho conjunto entre as diversas partes envolvidas para combater esse tipo de crime, que envolve desde o furto até a receptação e o consumo de drogas.
As ações conjuntas têm demonstrado resultados positivos na redução de furtos, mas a persistência no combate e a atenção às questões sociais subjacentes são cruciais para um impacto duradouro.



