Vídeos mostram agressões feitas em um posto desativado, na avenida Caramuru, em outubro do ano passado
Violência contra moradores de rua em Ribeirão Preto
Vídeos que mostram agressões a moradores de rua na zona sul de Ribeirão Preto entre fevereiro e outubro de 2022 foram entregues à OAB e ao Ministério Público. As imagens mostram atos de violência com pedaços de pau, com vítimas e agressores ainda não identificados.
Detalhes das agressões
Um dos vídeos mostra um homem usando um taco de madeira para agredir um morador de rua em um posto desativado na Avenida Caramuru, próximo à Avenida Itatiaia, no Sumaré. Outro vídeo, possivelmente na região do Bulevar, mostra um morador de rua sendo chutado na cabeça e costelas por dois homens. Um dos agressores insinua que a vítima teria intenção de roubar.
Investigação em andamento
A Comissão de Direitos Humanos da OAB de Ribeirão Preto encaminhou os vídeos ao Ministério Público, que abriu inquérito para apurar os fatos e responsabilizar os agressores. O advogado Douglas Marks, da Comissão, espera que os responsáveis sejam punidos e destaca a gravidade das agressões, além da necessidade de uma resposta rápida do Ministério Público para evitar que tais atos se repitam. Marks também aponta a responsabilidade do poder público na questão da população em situação de rua, considerando o problema como de saúde pública e segurança pública.
O Ministério Público investiga os casos e novas informações serão divulgadas em breve.



