Promotoria também apura a ausência de médicos e a precariedade nos atendimentos na unidade
Desvio de Verbas na Santa Casa de Patrocínio Paulista
O Ministério Público abriu um inquérito civil para investigar denúncias de desvio de dinheiro público e falhas no atendimento da Santa Casa de Patrocínio Paulista. A investigação foi iniciada após a própria instituição denunciar seu tesoureiro, Jaim Theodor Furtado, por não realizar pagamentos com verbas públicas recebidas por meio de emendas parlamentares.
Tesoureiro Acusa Diretores
Em seu depoimento, Furtado alegou que o dinheiro em questão era proveniente de desvios de verbas públicas dentro do próprio hospital. O Ministério Público encontrou diversos indícios de irregularidades, dando início à investigação formal. Além do desvio de verbas, o inquérito apura a falta de médicos especialistas, como pediatras, falhas no atendimento de urgência e emergência, e a apresentação de dados falsos para a continuidade dos convênios com prefeituras da região.
Investigação em Andamento
Furtado acusa o provedor, Deis Alencar Correia, e a diretora clínica, Roberta Diniz, como responsáveis pelos desvios. Ambos também são investigados. O provedor negou as irregularidades, alegando falta de recursos há pelo menos dois anos, desde a interrupção do recebimento de verbas municipais. A Santa Casa, as prefeituras conveniadas e um plano de saúde particular têm prazos estipulados para apresentar documentos e defesas ao Ministério Público. O hospital também deve apresentar a relação completa de funcionários desde janeiro do ano passado.
Leia também
- Funcionários são afastados da Santa Casa de Patrocínio Paulista por fraude em plantões médicos
- Violência em patrocínio paulista: Patrocínio Paulista registra casos de violência durante período de Festa do Peão
- Vereador de Patrocínio Paulista é preso suspeito de oferecer dinheiro a adolescente por encontros sexuais
O caso demonstra a necessidade de transparência e controle rigoroso dos recursos públicos destinados à saúde, garantindo a qualidade do atendimento à população. A investigação em andamento buscará esclarecer os fatos e responsabilizar os envolvidos.



