CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MP investigará morte de adolescente na Fundação Casa de Ribeirão Preto

Inicialmente, unidade disse que ele teve AVC, mas laudo do IML aponta pancada na cabeça
morte de adolescente
Inicialmente, unidade disse que ele teve AVC, mas laudo do IML aponta pancada na cabeça

Inicialmente, unidade disse que ele teve AVC, mas laudo do IML aponta pancada na cabeça

A morte de Van der Sonsanto Silva, um adolescente de 16 anos que estava internado na Fundação Casa de Ribeirão Preto, está envolta em controvérsia. Inicialmente tratada como um mal súbito, a causa da morte atrásra é apontada como traumatismo cranioencefálico, resultado de uma agressão sofrida dentro da unidade.

Agressão e Atendimento Médico

Segundo Márcio Eduardo de Paula, diretor regional da Fundação Casa, Van der Sonsanto foi vítima de espancamento por outros internos no dia 27 de fevereiro. Após o incidente, o adolescente foi levado para atendimento médico na unidade da Vila Virgínia no dia 6 de março, oito dias após a agressão. O diretor inicialmente descartou a hipótese de briga entre internos como causa da morte, alegando que o jovem passou mal com vômitos e dor de cabeça, sendo encaminhado à UPA da Vila Virgínia, onde foi diagnosticado com um aneurisma que evoluiu para uma parada cardíaca.

Contradições e Investigação

A versão inicial da Fundação Casa, de que a morte teria sido causada por um derrame cerebral, foi desmentida pelo laudo do médico legista João Batista da Costa Figueiredo Vicente, que constatou traumatismo cranioencefálico e hematomas pelo corpo, indicando agressão física. A Polícia Civil já identificou e ouviu os agressores. O promotor da Infância e Juventude de Ribeirão Preto, Marcelo Pedroso Goulart, solicitou uma sindicância para apurar os fatos e tomar as medidas cabíveis.

Indignação e Falta de Transparência

O juiz da Infância e Juventude, Paulo César Gentili, expressou indignação por não ter sido informado sobre a morte do adolescente, apesar de ter conhecimento da briga e da internação. Ele criticou a falta de zelo e transparência da administração da Fundação Casa, ressaltando que a unidade já foi alvo de investigações por denúncias de agressão e condições precárias. Uma tia do adolescente relatou que ele se queixava de agressões por outros internos.

O caso levanta sérias questões sobre a segurança e o tratamento dos jovens na Fundação Casa, bem como a transparência das informações prestadas às autoridades e à sociedade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.