Presidente afastado da Câmara Municipal de Ribeirão Preto foi preso na Operação Eclipse, desdobramento da Sevandija
Nas últimas semanas, o presidente afastado da Câmara de Ribeirão Preto, Walter Gomes, empreendeu esforços para se desfazer de bens e evitar a intimação de testemunhas no processo do Conselho de Ética, que pede a cassação dos vereadores réus na Operação Sevandija.
Tentativas de Transferência de Bens
Interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça revelam conversas entre Walter Gomes e seu filho, Wesley, sobre a transferência de imóveis. Em 28 de novembro, Walter informa ao filho que alguns imóveis não estavam bloqueados, citando especificamente o Buena Vita, a casa da Lâine e o Jardim Sul. A chácara, no entanto, estava em nome de Rafael. Wesley sugere a venda de um imóvel não bloqueado. As investigações também apontam para tentativas de venda de veículos.
Contato com Advogados e Funcionários
As conversas telefônicas mostram ainda contatos frequentes de Walter Gomes com seus advogados, Eugênio e Heráclito Moçim, para suspensão de contratos e direcionamento de ações para dificultar as investigações. Há menções a pagamentos feitos em um edifício na Avenida João Fiúsa e tentativas de resgate de valor alto de um consórcio da Caixa Econômica Federal. Além disso, Walter Gomes mantinha contato com servidores e assessores do gabinete da presidência da Câmara, com demonstrações de truculência em algumas conversas, como a relatada com seu ex-assessor, Toninho.
Leia também
Obstrução à Justiça
As ações de Walter Gomes demonstram uma clara tentativa de obstrução à justiça. As conversas interceptadas revelam contatos com indivíduos para dificultar a localização de testemunhas e a obtenção de informações relevantes para o processo. A tentativa de resgate de R$ 280 mil em um consórcio, bem como a venda de bens, indicam a intenção de se desfazer de ativos para dificultar as investigações. Walter Gomes foi transferido para a Tremembé e aguarda decisão da justiça sobre um pedido de habeas corpus. A defesa ainda não se manifestou sobre as informações divulgadas.



