Promotoria abriu inquérito para apurar os crimes contra a saúde pública; eventos na praça das Bicicletas também estão na lista
O Ministério Público de Ribeirão Preto abriu inquérito para apurar infrações sanitárias no bairro Cristo Redentor, na zona norte da cidade. A região é conhecida por aglomerações e soltura de pipas, principalmente nos finais de semana.
Ação Integrada Contra Infrações Sanitárias
O promotor de Justiça Vanderlei Trindade afirmou que o problema é tratado como prioridade devido à recorrência das queixas. Uma força-tarefa, composta por Ministério Público, fiscalização geral, vigilância sanitária, guarda municipal e polícia militar, foi criada para coibir as irregularidades. A força-tarefa realiza autos de infração sanitários e criminais, aplicando multas a quem desrespeitar o decreto municipal.
Fiscalização Intensificada e Consequências
Neste fim de semana, a fiscalização será intensificada no bairro Cristo Redentor, na Praça da Bicicleta e em eventos clandestinos. Na última semana, foram aplicadas 130 autos de infração, com os infratores respondendo por crime contra a saúde pública (pena de um a um ano de detenção), além de autos sanitários e, dependendo da circunstância, ação civil pública por dano moral coletivo.
Preocupações e Medidas Futuras
A situação preocupa moradores, não apenas pelas aglomerações e riscos de transmissão do coronavírus, mas também pela insegurança na região, com casos de invasões de residências. Ações de orientação previas não surtiram o efeito desejado, levando à atuação mais contundente da força-tarefa.



