Secretaria de Turismo da cidade informou que os proprietários de terras com grutas vão ser avisados sobre os planos em sete dias
Após o trágico desmoronamento na Gruta Duas Bocas, em Altinópolis, que vitimou nove bombeiros civis em outubro, o Ministério Público exigirá um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a reabertura das grutas à visitação turística.
Grutas Fechadas e Planos de Reabertura
As 19 grutas mapeadas em Altinópolis foram fechadas pela prefeitura após o incidente. A responsabilidade pela elaboração de estudos, planos de manejo e monitoramento para a reabertura foi delegada aos proprietários das terras onde as cavernas estão localizadas. Essa medida se baseia em recomendações do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e de pesquisas ambientais, visando ações preventivas.
Críticas e Próximos Passos
A decisão da prefeitura gerou críticas de profissionais do setor turístico local. O Departamento de Turismo de Altinópolis informou que até a próxima semana todos os proprietários serão notificados sobre o plano de reabertura, que será discutido com o Ministério Público. Cada proprietário precisará firmar um TAC com o Ministério Público para garantir a segurança e a organização dos passeios turísticos.
Reabertura com Segurança
A exigência do Ministério Público por um TAC demonstra o compromisso com a segurança dos turistas e a prevenção de futuros acidentes. A reabertura das grutas dependerá da implementação de medidas eficazes de manejo e monitoramento, garantindo a preservação do patrimônio natural e a segurança dos visitantes.



