CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MP vai propor um novo TAC para reforma das plataformas da Estação Catedral

Termo de Ajuste de Conduta visa garantir que as obras de adequação sejam finalizadas em no máximo seis meses
reforma plataformas Estação Catedral
Termo de Ajuste de Conduta visa garantir que as obras de adequação sejam finalizadas em no máximo seis meses

Termo de Ajuste de Conduta visa garantir que as obras de adequação sejam finalizadas em no máximo seis meses

O Ministério Público se prepara para propor um novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para garantir a conclusão das obras de adequação das plataformas de ônibus da Catedral de Ribeirão Preto em até seis meses. A informação foi confirmada pelo promotor Hamon Lopes Neto em entrevista à Rádio CBN.

Obras Paralisadas e Novas Irregularidades

De acordo com o promotor, um novo inquérito civil foi aberto em 2023 para investigar o atraso nas reformas. A investigação revelou que a execução da adequação arquitetônica dos pontos de ônibus não seguiu o projeto aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (CONDEFAT), fato que não havia sido devidamente esclarecido anteriormente. Novas reuniões com a Prefeitura, o consórcio responsável pelas obras e a Transherp resultaram na apresentação de um novo projeto de adequação ao CONDEFAT.

Segundo TAC e Responsabilidades

O consórcio deve ser o responsável pela reforma, e o Ministério Público agendou uma reunião para a assinatura de um novo TAC, formalizando esse compromisso. Este seria o segundo TAC para garantir as obras no entorno da Catedral. Um primeiro TAC, assinado em 2016 pela Prefeitura e a Transherp, previa a substituição do pavimento, redes de água e esgoto, galerias pluviais e sinalização. Na época, o custo estimado era de R$ 5 milhões, com verba do PAC 2. O Ministério Público acompanha o caso desde o início, monitorando as adequações arquitetônicas e a preservação do patrimônio histórico da área, incluindo a praça.

Prazo e Projeto

A Prefeitura havia dado ao consórcio 15 dias úteis para elaborar o projeto executivo, prazo que venceu no dia da publicação desta reportagem. O consórcio afirma ter entregue o projeto e aguarda a resposta da Prefeitura. A administração municipal confirmou o recebimento do projeto em 27 de [mês], e que ele está em análise na Secretaria de Planejamento. Após a aprovação, a empresa terá seis meses para executar a obra. As plataformas das ruas Américo Brasiliense e Visconde de Inhaúma, entregues há mais de um ano, ainda não foram inauguradas devido a erros no projeto original, como a altura das estações. Apesar da autorização do CONDEFAT para reparos em dezembro de 2022, as obras não foram retomadas até a data de publicação desta matéria. A Prefeitura não se pronunciou sobre os questionamentos acerca do TAC.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.