CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MPT registra 188 denúncias de assédio eleitoral só neste final de semana na região

Seis dessas queixas foram feitas nesta manhã (30) em Ribeirão; funcionários chegaram a ser ameaçados de demissão
assédio eleitoral
Seis dessas queixas foram feitas nesta manhã (30) em Ribeirão; funcionários chegaram a ser ameaçados de demissão

Seis dessas queixas foram feitas nesta manhã (30) em Ribeirão; funcionários chegaram a ser ameaçados de demissão

O Ministério Público do Trabalho (MPT) de Ribeirão Preto recebeu seis denúncias de assédio eleitoral nesta manhã. De acordo com o repórter Samuel Santos, da CBN, todas as denúncias são de Ribeirão Preto e se referem à coação de trabalhadores para votar em candidatos específicos, com ameaças de demissão em caso de desobediência.

Ameaças e Coação

As denúncias relatam diferentes formas de pressão. Em um caso, um e-mail foi enviado a todos os funcionários de uma empresa ameaçando seu fechamento caso não votassem em determinado candidato. Outros casos envolveram coações mais diretas, com ameaças explícitas de demissão para quem não votasse no candidato indicado pelo empregador.

Ações do MPT

O procurador do trabalho Ellison Miessa detalhou que, além das seis denúncias recebidas hoje, o MPT regional recebeu 188 denúncias de assédio eleitoral no final de semana. As denúncias são feitas pelo site do MPT, e o órgão já expediu notificações aos empregadores. Alguns já responderam, com algumas empresas se retratando e enviando novos e-mails aos trabalhadores, garantindo o direito ao voto livre. No entanto, os processos continuam, podendo resultar em encaminhamento ao Ministério Público Estadual por crime eleitoral e indenização por danos morais às empresas envolvidas. Empresas que reincidirem podem ser multadas novamente.

O número significativo de denúncias demonstra a preocupação com a prática do assédio eleitoral e a importância da atuação do MPT na garantia do direito ao voto livre dos trabalhadores. As ações do MPT demonstram o compromisso em coibir esse tipo de prática e proteger os direitos dos trabalhadores.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.