CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MST protesta contra reintegração de posse na Fazenda Martinópolis

Manifestantes fizeram reivindicação na porta do Fórum de Ribeirão Preto
MST protesta
Manifestantes fizeram reivindicação na porta do Fórum de Ribeirão Preto

Manifestantes fizeram reivindicação na porta do Fórum de Ribeirão Preto

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que estavam acampados na fazenda Martinópolis, se reuniram em frente ao Fórum de Ribeirão Preto para solicitar uma reunião com o juiz responsável pelo caso da área.

Reintegração de Posse e o Pedido de Audiência

O motivo da mobilização é o pedido de reintegração de posse da área, datado de 14 de março. Representantes do MST buscam sensibilizar o juiz para que receba a comissão e avalie a situação, buscando evitar a reintegração. Segundo uma das militantes do movimento, a área é ocupada há seis anos, e atualmente 420 famílias estão cadastradas no INCRA e no processo de recadastramento pelo ITESP.

O Processo de Destinação da Área para Reforma Agrária

A militante relata que o processo para destinar a área à reforma agrária está pendente apenas de uma perícia para determinar o valor da terra. O governo estadual já manifestou interesse em destinar a área para fins de reforma agrária em duas ocasiões. O MST busca agilizar o processo para que a área se torne um assentamento para a produção de alimentos.

Impasse na Perícia e a Dívida da Fazenda

De acordo com o defensor público Vitor Hugo Albertina, a perícia ainda não foi concluída devido a uma divergência no valor acordado para o serviço. O perito exige um complemento de honorários para finalizar o laudo. A fazenda possui uma dívida milionária, o que possibilita ao estado adquirir a propriedade para fins de reforma agrária. As famílias que ocupam a área já estão produzindo alimentos e vislumbram a criação de um assentamento.

A situação envolve a disputa pela terra, o interesse do governo em promover a reforma agrária e a busca das famílias por um local para produzir e viver.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.