Transerp começou a multar o condutor que transitar pela faixa exclusiva de ônibus; ouça o advogado especialista Adhemar Padrão
Motoristas que usarem os corredores exclusivos de ônibus na Avenida Independência, em Ribeirão Preto, serão multados a partir de hoje. A infração é gravíssima, com multa de quase R$ 300 e sete pontos na carteira.
Fiscalização efetiva
Os corredores funcionam há mais de duas semanas, mas até então os motoristas recebiam apenas orientações. Agora, a fiscalização será efetiva, aplicando multas a quem infringir as regras.
Restrições e exceções
A faixa exclusiva é apenas para ônibus. Taxis e aplicativos não podem transitar por ali. Somente veículos de emergência, como ambulâncias e viaturas policiais, têm livre acesso.
Infraestrutura e segurança
A obra de engenharia modificou a região, eliminando conversões à esquerda. Para melhorar a fluidez do trânsito e a segurança de pedestres e passageiros, são necessárias medidas complementares, como controle de velocidade, sinalização adequada e conscientização dos motoristas. A disponibilização de semáforos com botão para pedestres em todos os pontos de ônibus também é crucial.
A conscientização dos motoristas é fundamental para o sucesso do projeto. A redução da velocidade, a atenção aos pedestres e o respeito à sinalização são essenciais para garantir a segurança e a eficiência do sistema de transporte coletivo. Além da fiscalização, campanhas educativas são necessárias para reforçar as novas regras de trânsito.



