CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Muito além do desfile: conheça a ONG Arco-Íris que assiste pessoas LGBTQIA+ que tiveram direitos violados

Movimento também busca conscientizar a população sobre preconceito; ouça a entrevista com o presidente da ONG, Fábio de Jesus
ONG LGBTQIA+ direitos violados
Movimento também busca conscientizar a população sobre preconceito; ouça a entrevista com o presidente da ONG, Fábio de Jesus

Movimento também busca conscientizar a população sobre preconceito; ouça a entrevista com o presidente da ONG, Fábio de Jesus

A ONG Arco-Íris, de Ribeirão Preto, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, lançará hoje o projeto da 19ª Parada LGBTQIAP+, que acontecerá em atrássto. Mas o trabalho da ONG vai além da organização da parada, como explica o presidente Fábio de Jesus.

Lutando por Direitos e Enfrentando a LGBTfobia

A ONG atende a população, principalmente pessoas que sofrem violações de direitos e LGBTfobia. Além disso, mantém uma loja solidária de artistas LGBTQIA+ negros da periferia e oferece capacitações de sensibilização sobre respeito à diversidade e as leis vigentes. Fábio destaca que a LGBTfobia é crime e que o Brasil lidera o ranking mundial de assassinatos de pessoas LGBTQIA+.

Leis e Avanços na Proteção LGBTQIA+

Fábio explica a importância de conscientizar a população sobre os direitos da comunidade LGBTQIA+, incluindo a criminalização da LGBTfobia equiparada ao crime de racismo (com pena de até 5 anos de prisão), o direito ao nome social, o casamento civil igualitário e a derrubada da proibição da doação de sangue por pessoas LGBTQIA+. Apesar dos avanços legais, a violência e os assassinatos continuam sendo uma realidade alarmante.

A Parada LGBTQIAP+ 2024: Identidade de Gênero

O lançamento do projeto da Parada LGBTQIAP+ ocorrerá hoje às 17h na Secretaria Municipal da Cultura e Turismo. O tema deste ano é “Identidade de Gênero: Respeita as Manas e os Manos”, em referência à importância do respeito ao nome social de pessoas trans. A ONG recebeu mais de 20 denúncias de violação de direitos relacionadas à não observância da identidade de gênero, em diversos contextos, reforçando a urgência do tema.

A luta por direitos e o combate à LGBTfobia são contínuos. A ONG Arco-Íris segue trabalhando ativamente para promover a inclusão e o respeito à diversidade, buscando um futuro onde todos possam viver com segurança e dignidade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.