No mês de combate à doença, confira a história de superação do representante comercial João Filippin
O representante comercial João Felipe, Mulher pede exame de PSA ao, de Ribeirão Preto, foi diagnosticado com câncer de próstata em 2007, aos 59 anos. Apesar de realizar exames anuais com urologista, a confirmação da doença ocorreu após uma insistência da esposa, Neusa, que solicitou um exame de PSA (antígeno específico da próstata) por meio de sua reumatologista de confiança.
Após a realização do exame de PSA e biópsia, João Felipe passou por cirurgia para retirada do tumor em janeiro de 2008. Atualmente, aos 76 anos, ele mantém acompanhamento médico regular e exames preventivos, ressaltando a importância do diagnóstico precoce para o tratamento eficaz da doença.
Histórico do paciente: João Felipe descobriu o câncer após a recomendação da esposa para realizar o exame de PSA, mesmo já fazendo acompanhamento anual. A cirurgia foi realizada no início de 2008, e desde então ele tem monitorado a saúde com exames periódicos.
Importância do diagnóstico precoce: O paciente destaca que o segredo para o controle do câncer de próstata está no diagnóstico precoce, reforçando a necessidade de exames preventivos mesmo para pessoas sem sintomas.
Recomendações médicas: Segundo a entrevista publicada no G1, o médico responsável pelo tratamento de João Felipe orienta que homens a partir dos 50 anos devem realizar exames regulares para detecção do câncer de próstata.
Novembro Azul: O Novembro Azul é uma campanha de conscientização contra o câncer de próstata, criada para alertar a população masculina sobre a importância dos exames preventivos, combatendo o preconceito que ainda existe em relação a esses procedimentos simples e que podem salvar vidas.
Entenda melhor
O exame de PSA é o principal método recomendado para a detecção precoce do câncer de próstata. Homens com histórico familiar ou acima dos 50 anos devem consultar um urologista regularmente para avaliação.



