CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mulheres estão morrendo mais no trânsito paulista

Em Ribeirão Preto, número de acidentes com vítimas femininas fatais subiu 60%
Mortes mulheres trânsito paulista
Em Ribeirão Preto, número de acidentes com vítimas femininas fatais subiu 60%

Em Ribeirão Preto, número de acidentes com vítimas femininas fatais subiu 60%

Segundo dados do Banco de Estatísticas de Trânsito do Governo do Estado (Infosiga), o número de mulheres vítimas fatais em acidentes no ano passado chegou a 1.082, representando 19% do total de óbitos. Houve um aumento em relação a 2015, quando 17% das vítimas fatais eram mulheres (1.045 óbitos).

Aumento de acidentes em Ribeirão Preto e o perfil das vítimas

Em Ribeirão Preto, houve um aumento de mais de 60% nos acidentes envolvendo mulheres. Entre as vítimas fatais, 30% pilotavam motocicletas, 26% eram pedestres, 25% estavam em carros e 6% em bicicletas.

Fatores que contribuem para o aumento de acidentes

Para a psicóloga de trânsito Raquel Alquimiviste, o crescimento da frota de motocicletas pequenas, frequentemente utilizadas por mulheres, contribui para esse aumento de acidentes, principalmente nas cidades. Outros fatores relevantes são a mudança de comportamento feminino no trânsito, com maior participação no mercado de trabalho e acúmulo de responsabilidades, a falta de experiência ao volante, o estresse, a preocupação, situações de risco e o consumo de álcool e medicamentos. Há também o fator das jovens recém-habilitadas e motoristas com pouca experiência, que se arriscam mais no trânsito.

Perfil das vítimas e considerações finais

O Infosiga aponta que o perfil das mulheres mortas em acidentes geralmente inclui jovens e motos de baixa cilindrada, veículos mais acessíveis e práticos. As mulheres estão cada vez mais presentes e ativas no trânsito, conciliando responsabilidades domésticas e profissionais, o que exige maior atenção às questões de segurança viária.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.