Adriana Silva traz nomes importantes que fizeram ou ainda fazem da história da cidade; ouça o ‘Cidades e Suas Histórias’
Em comemoração ao mês da mulher, Mulheres importantes na história de Ribeirão, a jornalista e pesquisadora Adriana Silva relembrou importantes figuras femininas da história de Ribeirão Preto e da região metropolitana, destacando suas contribuições sociais, políticas e culturais.
Mulheres pioneiras e influentes em Ribeirão Preto
Adriana mencionou Evangelina de Carvalho Passighe, primeira vereadora de Ribeirão Preto em 1952, e a irmã Maorina, reconhecida por seu trabalho social e que enfrentou perseguição política. Também destacou Iria Alves Ferreira, conhecida como a “Rainha do Café”, que liderou grandes propriedades rurais adotando uma postura masculina para manter seu comando. Outra figura importante citada foi Sinha Junqueira, que deixou patrimônio para o Hospital das Clínicas e teve sua residência transformada em biblioteca pública, além de ter atuação nacional e amizade com Assis Chateaubriand.
Representação feminina atual na política regional: Na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, atualmente há três vereadoras: Duda, Judete e Perla, um aumento em relação ao mandato anterior que contava com duas mulheres. Na região metropolitana, entre as 34 cidades, três prefeitas foram eleitas para o mandato 2025-2028: Maria Helena do Monte Alto (Ribeirão Preto), Débora Ribeiro (Serra Azul) e Lúcia do Catiá (Barrinha).
Leia também
Lutas políticas e sociais de mulheres da região: Adriana também destacou a trajetória de Áurea Moret, que iniciou estudos em Ciências e Letras, envolveu-se no movimento estudantil e no Partido Comunista Brasileiro, e posteriormente integrou as Forças Armadas de Libertação Nacional (FALN). Presa diversas vezes durante a ditadura militar, deixou registros importantes no memorial de Ribeirão Preto. Outra figura mencionada foi a capitã Altamira Pereira Valadares, enfermeira da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, que organizou um centro de documentação sobre o conflito em Batatais, cidade onde residia.
Contribuições de primeiras-damas e voluntariado: Sobre primeiras-damas, Adriana citou Mariana Jábali, que após seu período como primeira-dama dedicou-se à política e ao voluntariado feminino, tendo sido candidata a deputada e presidente da Fundação Dom Pedro, responsável pela gestão do Hospital Pedro II e do serviço social da prefeitura.
Informações adicionais
Adriana Silva ressaltou a importância de refletir sobre o papel das mulheres em março, mês dedicado à luta contra a violência de gênero, e destacou a necessidade de ampliar a participação feminina na política e na sociedade.