Entre janeiro a maio, mais de 2900 motoristas foram flagrados manuseando telefones móveis
O número de multas por uso de celular ao volante em Ribeirão Preto aumentou 85% entre janeiro e maio deste ano, saltando de 1.500 para 2.900 autuações, segundo dados da Transerp.
Motoristas desatentos
O motociclista Rafael Alves relata que presencia diariamente motoristas usando o celular enquanto dirigem, representando um risco para todos. A desatenção ao volante, causada pelo uso do celular, é um problema frequente, inclusive em situações como sinal fechado.
Infrações e penalidades
De acordo com Deusimar Araújo, gerente de educação de trânsito da Transerp, o uso do celular ao volante é proibido de qualquer forma, seja segurando, manuseando ou mesmo com o viva-voz ativado. A infração é considerada gravíssima, resultando em multa de R$ 293,00 e sete pontos na carteira. Existem três tipos de infrações: segurar o aparelho, manuseá-lo e utilizá-lo em modo viva-voz ou multimídia, mesmo que esteja no painel.
Leia também
Conscientização e riscos
O motorista Antônio Espanhol, após ser multado diversas vezes, aprendeu a lição. O uso do celular ao dirigir aumenta em 400% o risco de acidentes, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), sendo a segunda infração mais comum em Ribeirão Preto, atrás apenas do excesso de velocidade. A Transerp e a Polícia Militar atuam na fiscalização, buscando conscientizar a população sobre os perigos dessa prática. O uso do GPS é permitido, mas o motorista não pode manusear o aparelho durante a condução.



