CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Municípios da Região Metropolitana se unem para melhorar a destinação dos resíduos sólidos

Ribeirão Preto não tem coleta seletiva há quase um ano; Secretário de Governo, Antônio Daas Abboud, fala do assunto
destinação resíduos sólidos
Ribeirão Preto não tem coleta seletiva há quase um ano; Secretário de Governo, Antônio Daas Abboud, fala do assunto

Ribeirão Preto não tem coleta seletiva há quase um ano; Secretário de Governo, Antônio Daas Abboud, fala do assunto

Ribeirão Preto e cidades vizinhas buscam soluções inovadoras para o manejo de resíduos sólidos urbanos.

Consórcio Intermunicipal para Tratamento de Resíduos

Um consórcio formado por aproximadamente 20 cidades da região metropolitana de Ribeirão Preto está em processo de formação para otimizar o gerenciamento de resíduos sólidos. A iniciativa, apoiada pela FIP e Caixa, visa criar uma concessão conjunta (ou PPP) para uma empresa que será responsável pela coleta, tratamento e destinação final dos resíduos de forma integrada. O objetivo é aumentar a reciclagem e o aproveitamento dos resíduos, reduzindo significativamente a quantidade de lixo enviada para aterros sanitários (para um máximo de 20% a 25%).

Regionalização e Benefícios Ambientais e Sociais

A regionalização do processo de tratamento de resíduos permitirá maior eficiência e a inclusão de cooperativas de reciclagem. Isso não apenas contribui para a preservação ambiental, mas também gera renda para os catadores, melhorando suas condições de trabalho e qualidade de vida, em conformidade com o Plano Nacional de Saneamento. A iniciativa também prevê a utilização de tecnologias modernas de aproveitamento de resíduos, como usinas de queima para geração de energia, investimentos que seriam inviáveis para cidades menores individualmente.

Licitação e Impactos Positivos

Embora a licitação para a contratação da empresa responsável pela coleta de lixo em Ribeirão Preto tenha sofrido uma suspensão temporária devido a recursos judiciais, o secretário de governo, Antônio da Zabude, garante que não haverá prejuízo na coleta. O processo segue normalmente, e a cidade já estendeu seu contrato atual. A regionalização do tratamento de resíduos trará benefícios ambientais e econômicos para toda a região, com a modernização das tecnologias de tratamento e a inclusão social das cooperativas de reciclagem. O Ministério Público acompanhará o processo, garantindo o cumprimento das leis e do Plano Nacional de Saneamento.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.