CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Muralha Paulista: seis cidade da região de Ribeirão Preto estão neste programa

Muralha Paulista: seis cidade da região de Ribeirão Preto estão neste programa
Muralha Paulista
Muralha Paulista: seis cidade da região de Ribeirão Preto estão neste programa

Muralha Paulista: seis cidade da região de Ribeirão Preto estão neste programa

A região de Ribeirão Preto está com seis cidades incluídas na Muralha Paulista, um programa do governo estadual que visa integrar tecnologias de monitoramento público e privado para facilitar a solução de crimes. Para entender a necessidade e os detalhes desse sistema, conversamos com o cientista político Bruno Silva.

O Interesse dos Municípios na Muralha Paulista

Bruno Silva destaca o crescente interesse dos municípios do interior de São Paulo nesse programa, oficializado por decreto em setembro de 2024. O principal objetivo é controlar a mobilidade criminal no estado, inibindo a prática de crimes durante o deslocamento de criminosos. A identificação por videomonitoramento busca aumentar a probabilidade de prisão, e muitos municípios têm aderido ao programa. O conceito de mobilidade criminal foca em capturar criminosos em movimento, utilizando reconhecimento facial para intervenções policiais. O governo tem enfatizado o sucesso do programa em diversas cidades, melhorando a sensação de segurança pública.

Desafios da Criminalidade e a Contribuição dos Municípios

A criminalidade nas cidades apresenta desafios expressivos, como roubos e furtos, que perturbam a sociedade. Os municípios buscam contribuir além do policiamento ostensivo, informatizando sistemas e permitindo o diálogo entre as forças de segurança. Essa integração aumenta a probabilidade de capturar criminosos, utilizando sistemas de monitoramento já existentes nas cidades.

A Influência Digital e a Responsabilidade Pública

O cientista político também comentou sobre o caso da influenciadora Aline Bardidu e a reunião de emergência do PT para discutir sua possível expulsão. Ele observa que muitas figuras que surgem no meio digital carecem de decoro, responsabilidade e uma postura civilizada, mesmo sendo figuras públicas. Esses indivíduos frequentemente se envolvem em escândalos, e partidos políticos buscam atraí-los visando ampliar votos. No entanto, muitos demonstram incapacidade de liderança e civilidade no trato com as pessoas, especialmente servidores públicos. Bruno Silva expressa ressalvas em relação a esses personagens, que muitas vezes usam as redes sociais para posturas polarizadoras em vez de promover uma politização construtiva da sociedade.

As redes sociais são um ambiente que exige cuidado na forma como as informações são compartilhadas, pois podem contribuir mais para a desinformação do que para a formação de opinião. É fundamental avaliar e analisar criticamente o que é apresentado, lembrando que nem tudo que aparenta ser, de fato o é.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.