CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Museu de Arte de Ribeirão Preto recebe exposição da artista visual Marcia Gadioli

Mostra tem mais de 50 obras produzidas em diferentes meios: vídeos, fotografia analógica e livros de artista
exposição Marcia Gadioli
Mostra tem mais de 50 obras produzidas em diferentes meios: vídeos, fotografia analógica e livros de artista

Mostra tem mais de 50 obras produzidas em diferentes meios: vídeos, fotografia analógica e livros de artista

Neste final de semana, Ribeirão Preto recebe a exposição da artista visual Marcia Gaddioli, uma mostra que celebra a memória e a preservação através da fotografia. Aberta ao público a partir de hoje até 2 de março, a mostra no MARP (Rua Barão do Amazonas, 323) apresenta mais de 50 obras em diversos meios, incluindo fotografia analógica, vídeo e livros de artista, e a entrada é gratuita.

Memória pessoal e coletiva em foco

Em entrevista, Marcia explicou que a exposição busca um diálogo entre a memória pessoal, a memória afetiva e a memória coletiva, utilizando fotografias de paisagens, da cidade onde vive e imagens antigas de sua família. A mistura dessas diferentes fontes visa provocar reflexões sobre a importância da preservação da memória.

Analógico x Digital: Uma comparação

A artista também abordou a diferença entre a fotografia analógica e a digital. Enquanto a fotografia analógica, com seu processo químico de revelação e ampliação, garante uma maior preservação da imagem ao longo do tempo, a fotografia digital, apesar de sua praticidade e imediatismo, apresenta maior vulnerabilidade e efemeridade devido à constante evolução da tecnologia e à dependência de sistemas e softwares específicos. Marcia destaca a importância de ambas as formas de registro, reconhecendo o valor do instantâneo digital no jornalismo, por exemplo, sem desmerecer a riqueza e a durabilidade do analógico.

Um convite à reflexão

A exposição de Marcia Gaddioli convida o público a refletir sobre a importância da preservação da memória, seja através de fotografias analógicas ou digitais. A mostra é uma oportunidade de apreciar diferentes técnicas fotográficas e de se conectar com a história, tanto pessoal quanto coletiva, através da arte. A mostra fica aberta até o dia 2 de março, no MARP, com entrada gratuita. Não perca!

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.