Projeto ‘O Futuro do Passado’, no Aloísio de Almeida, fica na Rua Mizael de Campos, 193
Digitalização de Acervo Jornalístico
O Museu Histórico Aloísio de Almeida, localizado em Jabotikabal, encontra-se em fase final de digitalização de seu acervo jornalístico. Segundo Taís Creolesio, gestora do projeto, apenas 10% do acervo, composto por jornais avulsos, aguardam processamento. A expectativa é que em 10 dias todo o material esteja disponível online.
Acesso ao Acervo Digital
O acervo digitalizado, contendo mais de 70 mil páginas de 180 jornais, já está majoritariamente acessível ao público através do site www.museu-jabotikabal.com.br. Através do link “Pesquisa de Acervo”, os usuários podem pesquisar por publicação e ano, além de baixar os arquivos em PDF. O acervo inclui publicações com mais de 100 anos de história, oferecendo um rico material para pesquisa histórica.
Visitações e Contato
Além do acesso online, o Museu Histórico Aloísio de Almeida permanece aberto para visitações, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h (em janeiro). A partir de fevereiro, o museu também abrirá aos finais de semana, com horários disponíveis em seu site. Para aqueles sem acesso à internet, o museu oferece a possibilidade de cópia do material em pen drives ou CDs. O museu está localizado na Rua Misael de Campos, 93, Centro de Jabotikabal, próximo à Escola de Arte. O telefone para contato é (16) 3203-1126.
Leia também
O projeto de digitalização representa um significativo avanço no acesso à memória histórica de Jabotikabal, disponibilizando um vasto acervo jornalístico para pesquisadores e público em geral, tanto online quanto presencialmente. A facilidade de acesso e a abrangência do material digitalizado garantem a preservação e o estudo da história local para as gerações futuras.



