Quem compareceu aos cartórios eleitorais no sábado (2) teve problemas para cadastrar a digital
Mutirões de cadastramento biométrico começaram no último sábado em todo o país, com filas consideráveis em Ribeirão Preto. Apesar do cadastramento biométrico ainda não ser obrigatório na cidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu uma meta ambiciosa de cadastrar 6 milhões de eleitores em São Paulo até o fim do ano.
Mutirões e Agendamento
Para atingir essa meta, mutirões estão sendo realizados aos sábados, pelo menos até 16 de dezembro. A justiça eleitoral recomenda que apenas eleitores de cidades onde a biometria é obrigatória participem, e o agendamento pode ser feito online ou diretamente nos cartórios. É importante levar documentos como RG, certidão de nascimento e comprovante de residência. Para homens, o certificado de reservista também é necessário.
Local de Atendimento e Documentos Necessários
Em Ribeirão Preto, o mutirão está ocorrendo no cartório eleitoral localizado no centro da cidade. O analista judiciário Guilherme Terra-cárnio orienta os cidadãos a levarem toda a documentação necessária para agilizar o processo. O atendimento está concentrado neste único local.
Leia também
Prazo e Consequências
O cadastramento biométrico já é obrigatório em 85 cidades paulistas. Os mutirões continuarão nos sábados 9 e 16 de dezembro, e também no dia 8 de dezembro (feriado). Embora o TSE tenha informado sobre uma multa de R$ 150,00 por não realizar a biometria dentro do prazo, não há previsão de suspensão do CPF, RG ou habilitação para quem não cumprir a data limite.



