CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na segunda-feira (11), foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

Neurologista e professor de medicina da USP Ribeirão, Vitor Tumas, explica as causas e consequências da doença
Doença de Parkinson
Neurologista e professor de medicina da USP Ribeirão, Vitor Tumas, explica as causas e consequências da doença

Neurologista e professor de medicina da USP Ribeirão, Vitor Tumas, explica as causas e consequências da doença

Em 11 de abril, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. A doença, que afeta o sistema nervoso central, é mais comum em idosos, atingindo cerca de 1% da população acima de 65 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, esse número chega a 3%, tornando-se um importante problema de saúde pública.

Sintomas e Diagnóstico

O Dr. Vitor Turmas, neurologista e professor da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, explica que os sintomas clássicos incluem tremores (geralmente iniciando em um lado do corpo), lentidão de movimentos e rigidez muscular. Outros sintomas, como depressão, podem dificultar o diagnóstico inicial. Embora a causa exata seja desconhecida, fatores genéticos e ambientais (como exposição a agrotóxicos) parecem influenciar o desenvolvimento da doença. Exames futuros podem auxiliar na detecção precoce, antes mesmo do aparecimento dos sintomas clássicos.

Tratamento e Expectativa de Vida

O tratamento para a Doença de Parkinson é eficaz na redução dos sintomas, incluindo medicações e, em alguns casos, cirurgia. O Dr. Turmas afirma que o tratamento atual permite que a maioria dos pacientes mantenha uma vida próxima do normal. A expectativa de vida para pacientes com Parkinson, com tratamento adequado, é praticamente a mesma de pessoas sem a doença. Apesar de a qualidade de vida poder ser afetada, um acompanhamento médico adequado é crucial para minimizar as complicações.

Prevenção e Conscientização

Embora não haja um exame de prevenção definitivo, a conscientização é fundamental. Qualquer dificuldade motora, tremor ou alteração na caminhada deve ser investigada por um médico. O dia 11 de abril, data de nascimento de James Parkinson, serve como um lembrete para buscar informações e cuidados médicos, garantindo uma melhor qualidade de vida para aqueles que convivem com a doença.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.