CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Na semana da Consciência Negra, Luiz Puntel relembra a história escravocrata no Brasil

Foram cerca de 300 anos de regime exploratório; confira os detalhes na coluna 'Oficina de Palavras'
Na semana da Consciência Negra
Foram cerca de 300 anos de regime exploratório; confira os detalhes na coluna 'Oficina de Palavras'

Foram cerca de 300 anos de regime exploratório; confira os detalhes na coluna ‘Oficina de Palavras’

Na edição especial sobre consciência negra, Na semana da Consciência Negra, Luiz, a professora Luz Puntel refletiu sobre a importância de conhecer as origens genealógicas e a valorização da herança africana no Brasil. Ela destacou que muitas pessoas sabem pouco sobre seus antepassados, especialmente no caso dos descendentes de africanos trazidos ao país durante o período da escravidão.

Origens genealógicas e história familiar

Luz Puntel explicou que, enquanto algumas famílias conseguem traçar suas raízes até os tataravós e além, como no caso de sua família italiana que migrou para o Brasil no século XIX, a maioria dos brasileiros negros não tem acesso a essa história detalhada. Isso ocorre porque os documentos que poderiam comprovar a origem dos escravizados foram destruídos.

Queima dos documentos de propriedade de escravos: Em 1888, após a abolição da escravidão, documentos que comprovavam a propriedade de escravos foram queimados por ordem do então ministro da Fazenda, Rui Barbosa. Segundo historiadores, essa ação teria como objetivo impedir que os antigos donos exigissem indenizações, além de preservar a honra nacional.

Importância da consciência negra e valorização da herança africana: A professora ressaltou que a data da morte de Zumbi dos Palmares, celebrada como feriado nacional, é fundamental para promover a reflexão sobre a consciência negra e a valorização das contribuições africanas para a formação do povo brasileiro. Ela lembrou que a maioria da população brasileira é composta por pessoas pardas e pretas, descendentes dos africanos escravizados.

Informações adicionais

O tema da valorização da herança africana foi também o foco do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano em questão, reforçando a importância do debate sobre a história e a cultura afro-brasileira.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.