CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Na série de entrevistas com os vereadores eleitos, CBN Ribeirão recebe Daniel Gobbi (PP)

Parlamentar foi secretário do meio ambiente por três anos na gestão Darcy Vera e vice no governo de Duarte Nogueira
Na série de entrevistas com os
Parlamentar foi secretário do meio ambiente por três anos na gestão Darcy Vera e vice no governo de Duarte Nogueira

Parlamentar foi secretário do meio ambiente por três anos na gestão Darcy Vera e vice no governo de Duarte Nogueira

Desde o início do ano, Na série de entrevistas com os, a CBN tem ouvido os 22 vereadores eleitos em outubro. Nesta edição, o entrevistado foi o vereador Daniel Gobi, do PP, que obteve 3.026 votos e é um dos estreantes na Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Apesar de novo no Legislativo, Gobi não é iniciante na política, tendo ocupado cargos de secretário de Meio Ambiente e de Planejamento no governo anterior.

Daniel Gobi foi secretário de Meio Ambiente por três anos no governo Dandá Silveira e, Na série de entrevistas com os, posteriormente, acumulou a vice-prefeitura e a Secretaria de Planejamento após um acordo político envolvendo o PP e a base aliada do ex-prefeito Duarte Nogueira. Inicialmente, Gobi se declarou pré-candidato a prefeito, mas recuou devido a intervenções partidárias estaduais e federais, optando por disputar uma cadeira na Câmara Municipal.

Trajetória política e candidatura: Gobi explicou que a candidatura à prefeitura foi barrada pela direção estadual e federal do Progressistas, que pediu a retirada da sua candidatura. Com apoio da direção municipal, ele decidiu concorrer à Câmara a partir de julho do ano anterior, enfrentando uma eleição competitiva com cerca de 400 candidatos para vereador.

Relação com o governo atual

Sobre a relação com o governo do prefeito Ricardo Silva, Daniel Gobi afirmou que foi eleito na base de apoio ao atual prefeito, mas ressaltou que seu compromisso é com os eleitores que votaram nele. Ele disse que votará a favor de pautas que beneficiem o desenvolvimento econômico e a população, mas se posicionará contra medidas que prejudiquem os cidadãos, como aumento de impostos, adotando um perfil independente em relação ao Executivo.

Principais pautas e atuação na Câmara: Gobi destacou a habitação como uma das principais preocupações, citando o déficit habitacional em Ribeirão Preto, que ele atribui a problemas acumulados desde a década de 1990. Em 2023, foram aprovados três novos loteamentos e, até abril de 2024, a equipe de planejamento havia aprovado 15 loteamentos. Ele ressaltou a dificuldade atual devido ao aumento das taxas de juros e à falta de subsídios federais para habitação social.

Outro tema abordado foi o novo centro administrativo da cidade. Gobi criticou o projeto, considerando-o faraônico e financeiramente inviável, especialmente após a prefeitura contrair um empréstimo de R$ 90 milhões para sua construção. Ele defende que o valor seria melhor investido em áreas prioritárias como saúde e educação.

Fiscalização e desafios no Legislativo: Como vereador, Gobi pretende usar sua experiência no Executivo para fiscalizar contratos e políticas públicas, citando especificamente a parceria público-privada (PPP) da iluminação pública, que, segundo ele, não está sendo executada desde atrássto de 2023, apesar dos pagamentos feitos pela população. Ele também pretende acompanhar questões como a emissão de notas fiscais, que atualmente envolve cobrança de tarifas para empresários, e a desburocratização dos processos municipais.

Gobi afirmou que, diferente do Executivo, onde enfrentava limitações devido à centralização de decisões, no Legislativo terá mais liberdade para expor suas opiniões e fiscalizar a administração pública. Ele destacou a importância de uma Câmara participativa e atuante na discussão orçamentária, ressaltando que o orçamento municipal para 2025 é de cerca de R$ 5 bilhões, mas com grande parte comprometida com despesas obrigatórias, o que limita investimentos.

Informações adicionais

O vereador também mencionou um projeto pronto para revitalização do centro expandido de Ribeirão Preto, que pode ser financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o objetivo de fomentar novas moradias e fortalecer o comércio local. Ele indicou que a primeira medida no mandato será questionar a PPP da iluminação pública e, se necessário, propor comissões para investigar possíveis irregularidades.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.