CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Na sexta-feira (17) é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade

Sobre os riscos à saúde de um bebê prematuro, ouça o comentário de Ivan Savioli Ferraz no 'Filhos e Cia'
Dia Mundial da Prematuridade
Sobre os riscos à saúde de um bebê prematuro, ouça o comentário de Ivan Savioli Ferraz no 'Filhos e Cia'

Sobre os riscos à saúde de um bebê prematuro, ouça o comentário de Ivan Savioli Ferraz no ‘Filhos e Cia’

Novembro Roxo: conscientização sobre a prematuridade infantil

O que é um bebê prematuro?

De acordo com o Dr. Ivã, um bebê é considerado prematuro quando nasce antes de completar 37 semanas de gestação. Quanto mais prematuro o bebê, maior o risco de complicações.

Riscos e consequências da prematuridade

A prematuridade pode acarretar diversos problemas de saúde, variando em gravidade de acordo com o grau de prematuridade. Bebês prematuros podem apresentar dificuldades respiratórias (necessitando de respirador), problemas de alimentação (alimentação por sonda), sangramentos cerebrais (com possíveis consequências neurológicas futuras), icterícia (amarelão), hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue), hipotermia (temperatura corporal baixa), problemas cardíacos, infecções, e problemas oculares (como a retinopatia da prematuridade). Estudos demonstram que mesmo bebês prematuros menos extremos podem ter maior probabilidade de problemas visuais, auditivos, comportamentais (como TDAH), dificuldades de aprendizagem, diabetes, obesidade, infarto e problemas renais precoces.

Causas e prevenção da prematuridade

As causas da prematuridade incluem gravidez múltipla, tabagismo, uso de drogas, infecções maternas (como infecções urinárias e ISTs), problemas uterinos (como insuficiência ístmico-cervical), doenças cardíacas maternas, hipertensão, diabetes gestacional e eclampsia. Em alguns casos, a causa permanece desconhecida. A principal forma de prevenção é o pré-natal adequado, permitindo a detecção e tratamento de condições que podem levar à prematuridade.

Embora o Brasil tenha apresentado uma leve redução no número de partos prematuros na última década, ainda se encontra entre os dez países com maior índice de prematuridade. A prevenção, por meio do acompanhamento pré-natal, continua sendo a melhor estratégia para reduzir esse número.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.