CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não dá para colocar a pandemia como desculpa, aponta especialista sobre os resultados ruins no Saresp

Cerca de 40% dos alunos de escolas estaduais terminam o colegial com conhecimento abaixo do básico; José Marcelino Pinto analisa
resultados ruins Saresp
Cerca de 40% dos alunos de escolas estaduais terminam o colegial com conhecimento abaixo do básico; José Marcelino Pinto analisa

Cerca de 40% dos alunos de escolas estaduais terminam o colegial com conhecimento abaixo do básico; José Marcelino Pinto analisa

O Saresp, sistema de avaliação de rendimento escolar de São Paulo, divulgou resultados preocupantes. Estudantes do terceiro ano do ensino médio apresentaram o conhecimento equivalente ao de alunos do sétimo ano do ensino fundamental em matemática, com uma média de 264,2%, inferior à de 2020 (269,2%). Em português, a proficiência foi semelhante à de alunos do oitavo ano, e 40% obtiveram resultados abaixo do básico.

Déficit Histórico Agravado pela Pandemia

O professor Fernando Cássio destaca que a piora nos resultados é contínua e não pode ser atribuída apenas à pandemia. A defasagem de seis anos já existia em 2019, e a pandemia apenas retrocedeu os indicadores ao nível de 2013, o pior da série histórica. A falta de investimentos em educação remota agravou a situação, mas o problema preexiste à crise sanitária.

A Necessidade de um Choque de Qualidade na Educação

O professor José Marcelino de Resende aponta a necessidade de um choque de qualidade na educação. Ele critica a falta de ações efetivas após a pandemia, como a redução do número de alunos por turma e a atualização dos laboratórios de informática. A anistia para governantes que não cumpriram o mínimo de investimento em educação também é apontada como um retrocesso. A avaliação do Saresp, segundo o professor, apresenta falhas metodológicas e não reflete completamente a realidade, sendo impactada por fatores socioeconômicos, como a escolaridade dos pais. A avaliação deve ser utilizada para diagnóstico e melhoria, não para punição.

Caminhos para o Futuro

Para reverter o quadro, é preciso um investimento significativo em infraestrutura escolar, capacitação docente, e um currículo que inclua mais aulas práticas e formação profissional, além de um diálogo constante com as famílias e os alunos. A participação ativa da mídia, dos pais e dos próprios estudantes na cobrança por uma educação de qualidade é fundamental para garantir um futuro melhor para os jovens.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.