CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

‘Não faça com que seu Carnaval vire uma tragédia’, diz Major dos Bombeiros sobre risco de afogamentos

Durante as folgas prolongadas o índices de afogamentos disparam; confira dicas de como ter um banho seguro
acidentes de afogamento
Durante as folgas prolongadas o índices de afogamentos disparam; confira dicas de como ter um banho seguro

Durante as folgas prolongadas o índices de afogamentos disparam; confira dicas de como ter um banho seguro

O afogamento é uma séria ameaça, representando a quarta causa de morte acidental em adultos e a terceira em crianças e adolescentes no mundo. Para alertar sobre esse perigo, conversamos com o Major Palumbo, oficial da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Ocorrências mais frequentes e influência do verão

De acordo com o Major Palumbo, as ocorrências de afogamento são mais frequentes nos finais de semana e feriados, especialmente no litoral paulista. O verão contribui significativamente para o aumento dessas estatísticas, devido às altas temperaturas que levam as pessoas a buscarem lazer em praias, cachoeiras, rios e represas. Em 2020, mesmo com a pandemia, o Corpo de Bombeiros realizou quase mil salvamentos no litoral paulista, um terço do total do ano.

Segurança de crianças em praias e outros locais aquáticos

A atenção com crianças é crucial. A curiosidade infantil as leva a se afastarem dos responsáveis e entrarem na água sem supervisão. O Major Palumbo enfatiza a importância da vigilância constante, sem desviar a atenção, mesmo por um segundo. Recomenda-se a utilização de pulseiras de identificação em locais com grande concentração de pessoas. A orientação é para que as famílias procurem áreas com guarda-vidas e evitem locais sem segurança, lembrando da importância de evitar aglomerações devido à pandemia.

Ações em caso de afogamento e tipos de afogamento

Em caso de afogamento, o Major Palumbo alerta para a importância de solicitar ajuda imediatamente. Tentar um resgate sem treinamento adequado pode resultar em uma segunda vítima. Ele explica a diferença entre afogamento primário e secundário, destacando que o tempo de submersão impacta diretamente nas chances de sobrevivência. A prevenção é fundamental, escolhendo locais seguros e utilizando equipamentos adequadamente. O uso de boias, por exemplo, requer atenção, pois elas podem ser arrastadas pela correnteza.

Para o Carnaval, o Corpo de Bombeiros reforça a importância da prevenção e da busca por locais seguros. A orientação é para que todos se divirtam com responsabilidade, evitando situações de risco e buscando ajuda do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 em caso de emergência.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.