A agenda pública desta quinta-feira (5) fala sobre projeto e planejamento estratégico dos municípios.
O quadro Agenda Pública da CBN debate políticas públicas, ações governamentais para solucionar problemas coletivos. Um dos temas abordados foi a construção de uma ‘cidade humana’, idealizada como um lugar onde a assistência pública atinge a todos.
Desafios para uma Cidade Humana
A construção de uma cidade humana enfrenta desafios orçamentários e de interesses diversos. Questões como transporte público, crescimento urbano desordenado, saúde e educação são pautas de interesse coletivo, mas nem sempre fazem parte do cotidiano das pessoas. A professora Lília Rosa, presidente do Instituto Paulista de Cidades Criativas e de Identidades Culturais, destaca a necessidade de transformar a ideia de cidade humana de utopia em projeto estratégico, presente na pauta política dos governantes.
O Papel do Gestor Público
Para a professora Lília, o sucesso na construção de uma cidade humana depende de metas, mesmo que com execuções lentas. É preciso evitar receitas de bolo, aplicando modelos que se ajustem à identidade cultural e às especificidades de cada localidade. O gestor deve conhecer e diagnosticar as potencialidades locais e estar atento às necessidades da sociedade, ouvindo instituições e moradores para identificar problemas e criar canais de comunicação. A experiência direta do gestor com a realidade da cidade é fundamental para o compartilhamento de responsabilidade e confiança mútua entre gestor e munícipe.
Leia também
Cidadania Ativa e Responsabilidade Coletiva
O Instituto de Pesquisa e Cidadania (IPC) promove debates e ações para fomentar a construção de uma cidade humana. Em novembro, o instituto realiza uma jornada com o tema “Cidade Humana: seis passos para uma cidade humana”. A participação ativa da população é crucial: o papel do cidadão começa na escolha do voto, na cobrança aos governantes e na busca por espaços para fazer sua voz ser ouvida. Cuidar da cidade é uma responsabilidade coletiva, que requer engajamento e investimento pessoal de cada indivíduo.



