CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Não poderia estar voando naquela condição, diz especialista sobre avião que caiu em Jaboticabal

Suspeita é que o motivo do acidente tenha sido provocado pelo mau tempo; cinco pessoas morreram na queda da aeronave
queda de avião Jaboticabal
Suspeita é que o motivo do acidente tenha sido provocado pelo mau tempo; cinco pessoas morreram na queda da aeronave

Suspeita é que o motivo do acidente tenha sido provocado pelo mau tempo; cinco pessoas morreram na queda da aeronave

Um trágico acidente aéreo chocou a cidade de Jaboticabal na última semana. Um avião monomotor, modelo RV10, caiu na Praça das Jaboticabeiras, no bairro Jardim Universitário, resultando na morte de todas as cinco pessoas a bordo.

A Vítima e o Acidente

O piloto, Delcides Meneses Thiago, de 65 anos, era um empresário conhecido em Monte Alto e experiente piloto com cerca de 800 mil horas de voo. De acordo com amigos e familiares, Thiago era um piloto respeitado e dedicado, conhecido por sua ajuda a outros. O acidente ocorreu na manhã de sábado, após uma viagem que incluiu paradas em Fernandópolis e, posteriormente, o retorno para Monte Alto. O avião decolou de Monte Alto, pousou em Fernandópolis, onde mais três passageiros e uma criança embarcaram, e caiu em Jaboticabal durante o voo de volta.

Investigação e Testemunhos

Especialistas em aviação apontam o mau tempo, com chuva e tempo fechado, como um possível fator contribuinte para o acidente. A aeronave, apesar de possuir boa performance, não é homologada para voos em condições climáticas adversas. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do acidente, coletando informações e analisando dados como o cartão de bordo e amostras de combustível. O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) também está conduzindo uma perícia, com laudo previsto para os próximos 30 dias. Testemunhos de outros pilotos experientes reforçam a impossibilidade de um voo seguro em tais condições com o tipo de aeronave envolvido.

Vítimas e Consequências

Além do piloto, estavam a bordo Renata Garcia Nogueira (39 anos), Edson da Silva Teles (42 anos), José Ricardo Nogueira (5 anos), filho de Renata e Edson, e Eduardo Garcia da Silva (17 anos), sobrinho do casal. Apesar do peso extra, especialistas acreditam que o número adicional de passageiros não tenha sido a causa principal do acidente. A cidade de Monte Alto lamenta a perda de Delcides Thiago, um empresário respeitado e figura pública, que já foi presidente da Associação Comercial e candidato a prefeito.

O acidente destaca a importância das condições climáticas e da adequação da aeronave para as condições de voo. A investigação em andamento pelo Cenipa buscará esclarecer os detalhes do ocorrido e prevenir acidentes futuros.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.