Marques está no Fórum de Ribeirão Preto e será uma das testemunhas de acusação; ele deve ser ouvido hoje (16)
O julgamento do caso Joaquim Ponte Marques, criança de três anos morta em novembro de 2013 em Ribeirão Preto, teve início nesta segunda-feira (dia não especificado em novembro de 2023). A mãe, Natalia Ponte, e o padrasto, Guilherme Longo, são acusados de assassinato.
Acesso Restrito e Cronograma do Julgamento
Devido a um pedido de sigilo, o acesso ao julgamento é restrito a testemunhas, familiares próximos da vítima e dos réus. O julgamento, que deve durar até sábado (dia não especificado em novembro de 2023), terá depoimentos de testemunhas e informantes da acusação e defesa, além dos interrogatórios e debates. Um júri popular, composto por sete jurados escolhidos por sorteio, analisará as provas e argumentos.
Acusações e Defesas
O Ministério Público acusa Guilherme Longo de homicídio triplamente qualificado (motivo fútil, meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima), alegando que ele teria aplicado uma superdose de insulina em Joaquim (criança diabética) e jogado seu corpo em um córrego. A defesa de Longo, por sua vez, argumenta que não há provas suficientes para incriminá-lo, questionando a falta de evidências da aplicação de insulina. Natalia Ponte é acusada de homicídio triplamente qualificado por omissão, por não ter afastado o filho do convívio com o padrasto, apesar de ter conhecimento de seu comportamento agressivo. Sua defesa alega imprevisibilidade do crime e a ausência de comportamento agressivo de Longo em relação à criança.
Leia também
- PMs acusados de matar jovem por vingança vão a júri popular nesta quarta (9) em Ribeirão
- PMs acusados de matar jovem por vingança vão a júri em Ribeirão Preto nesta quarta-feira (9)
- Longa metragem portinari meu pai: Documentário “Portinari Meu Pai” é apresentado a empresários da região para angariar recursos
O pai de Joaquim agradeceu o apoio recebido e espera que a justiça seja feita. O julgamento ocorre no Fórum de Ribeirão Preto, com a cobertura jornalística sendo realizada com restrições devido ao sigilo determinado pela justiça. A movimentação no entorno do fórum é tranquila, sem interdições no trânsito.



