CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Não regularizou sua situação eleitoral? Saiba o que fazer!

Eleitores ainda podem comparecer ao cartório eleitoral e solicitar uma revisão de dados; entenda como proceder
Não regularizou sua situação eleitoral
Eleitores ainda podem comparecer ao cartório eleitoral e solicitar uma revisão de dados; entenda como proceder

Eleitores ainda podem comparecer ao cartório eleitoral e solicitar uma revisão de dados; entenda como proceder

Quase 27 mil eleitores tiveram o título cancelado em Ribeira por não regularizarem sua situação com a justiça eleitoral. Guilherme Cárnio, Não regularizou sua situação eleitoral, analista judiciário, explicou como isso pode afetar os eleitores e o que fazer para regularizar.

Regularização do título cancelado: Eleitores que tiveram o título cancelado por não votarem nos três últimos turnos consecutivos, com cancelamento ocorrido em 19 de maio, devem comparecer ao cartório eleitoral para realizar uma revisão cadastral. Esse procedimento atualiza os dados pessoais no cadastro nacional de eleitores e regulariza a situação do título. Para isso, é necessário apresentar documento oficial com foto, como RG ou CNH, e comprovante de residência.

Consulta da situação eleitoral: A situação do título pode ser consultada pelo aplicativo e-Título ou pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Caso o eleitor tenha dificuldade com essas ferramentas, pode ir pessoalmente ao cartório eleitoral para verificar sua situação.

Atendimento para eleitores com biometria e necessidades especiais

Eleitores com biometria cadastrada podem solicitar a revisão pelo atendimento online do TRE-SP, sem necessidade de ir ao cartório. Para idosos ou pessoas com deficiência, o atendimento presencial é preferencial, realizado de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.

Consequências do título cancelado: Com o título cancelado, o eleitor não pode votar nem se candidatar a cargos eletivos. Além disso, pode haver suspensão do CPF, o que acarreta dificuldades bancárias, problemas para tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos ou se matricular em universidades.

Informações adicionais

O prazo para regularizar o título ou realizar alterações no cadastro eleitoral para as eleições de 2026 é até maio de 2026, 150 dias antes do pleito. É recomendável não deixar para a última hora para evitar filas e problemas no sistema online.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.