CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não são só os grandes… pequenas empresas também podem exportar!

Ribeirão Preto lançou um núcleo de qualificação de empresas para vender para fora do país; ouça o 'CBN Empreende'
exportar pequenas empresas
Ribeirão Preto lançou um núcleo de qualificação de empresas para vender para fora do país; ouça o 'CBN Empreende'

Ribeirão Preto lançou um núcleo de qualificação de empresas para vender para fora do país; ouça o ‘CBN Empreende’

Nesta segunda-feira, Ribeirão Preto sediou o lançamento do núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEI), fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto. O evento contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do ministro do Empreendedorismo e das Micro e Pequenas Empresas, demonstrando a importância estratégica da iniciativa.

Expansão do Comércio Exterior na Região

As empresas da região de Ribeirão Preto já demonstram grande potencial exportador. Somente este ano, realizaram conexões comerciais com 121 países, exportando para 110 deles, gerando um volume de 680 milhões de dólares. Os setores agrícolas, farmacêutico, educacional e metalúrgico (com destaque para a vizinha Sertãozinho) lideram as exportações.

O Programa de Qualificação para Exportação (PEI)

O PEI visa qualificar 175 empresas da região, com um investimento de até 1,8 milhão de reais. O programa abrange os municípios de Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, São Carlos e Ituverava, e tem como objetivo principal auxiliar empresas a superar os desafios de inserção no mercado internacional. O programa é gratuito para as empresas participantes e inclui capacitação em áreas como logística internacional, negociação comercial e formação de preços para o mercado externo.

Impulso ao Desenvolvimento Regional

A iniciativa pública-privada do PEI representa um importante passo para o desenvolvimento regional. Ao fornecer capacitação e suporte às empresas, o programa facilita o acesso ao mercado externo, abrindo novas oportunidades de crescimento e geração de empregos. A diversidade de setores representados, desde alimentício e siderúrgico até artesanato, demonstra o amplo potencial da região para se consolidar como polo exportador, impulsionando a economia local e projetando Ribeirão Preto no cenário internacional.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.