CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

‘Não vou permitir que aconteça em Ribeirão o que aconteceu em Manaus’, garante Duarte Nogueira

Prefeito disse que, caso o índice de internação continue crescendo, vai regredir Ribeirão Preto à fase vermelha
Manaus Ribeirão Preto
Prefeito disse que, caso o índice de internação continue crescendo, vai regredir Ribeirão Preto à fase vermelha

Prefeito disse que, caso o índice de internação continue crescendo, vai regredir Ribeirão Preto à fase vermelha

Ribeirão Preto pode retornar à fase vermelha do Plano São Paulo, mesmo antes da reclassificação oficial do governo estadual. A decisão da prefeitura se baseia nos indicadores preocupantes da pandemia e no colapso iminente da estrutura de saúde pública.

Leitos de UTI no Limite

Segundo o prefeito Duarte Nogueira, apesar do aumento significativo de leitos de UTI Covid em janeiro (mais que o dobro da quantidade inicial), o número de internações cresceu demasiadamente. Na segunda-feira, a ocupação de leitos chegou a 80%, acendendo o alerta. Em entrevista à CBN, o prefeito relatou reuniões com lideranças da sociedade civil, buscando conscientizar a população sobre a importância do cumprimento de protocolos sanitários (uso de máscaras, distanciamento social, higiene) para reduzir a contaminação, agravada pelas festas de fim de ano e o período de veraneio.

Campanha de Conscientização e Vacinação

A prefeitura lançou uma campanha para conscientizar a população sobre a necessidade de colaboração individual no combate à pandemia. A vacinação de idosos com 85 anos ou mais foi antecipada, iniciando na quinta-feira, com agendamento desde a quarta-feira. A prefeitura também decidiu manter o ponto facultativo de segunda e terça-feira para reduzir a circulação de pessoas na cidade e diminuir a contaminação. O prefeito enfatizou a alta taxa de mortalidade entre idosos (84,4% das mortes são de pessoas com 60 anos ou mais).

Fiscalização e Medidas para o Comércio

Apesar dos esforços para aumentar a capacidade de atendimento da saúde pública (abertura de novos leitos e contratação de profissionais), a cidade está próxima do limite. A prefeitura reforçará a fiscalização para coibir aglomerações e eventos clandestinos, contando com o apoio da Guarda Civil Metropolitana e polícias Militar e Civil. Para auxiliar o comércio, bares e restaurantes, fortemente impactados pelas restrições, a prefeitura mantém a suspensão de tributos municipais, buscando aliviar a pressão financeira sobre esses setores até a retomada gradual da normalidade.

A situação em Ribeirão Preto demonstra a fragilidade do sistema de saúde diante do aumento de casos de Covid-19. A conscientização da população e a colaboração de todos são fundamentais para evitar o colapso do sistema e a necessidade de medidas mais restritivas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.